Jardim Botânico de Paulínia, parceiro do Consórcio PCJ, recebe reformas e nova estufa

O Jardim Botânico de Paulínia (SP) recebeu obras de reforma da estufa, a primeira melhoria no local em 20 anos. Na última quarta-feira, dia seis de junho, o prefeito municipal, José Pavan Júnior, esteve no local conferindo as melhorias. O Jardim Botânico é um dos viveiros parceiros do Consórcio PCJ no fornecimento de mudas para o Programa de Proteção aos Mananciais.

A Prefeitura foi contemplada pelo Projeto “Fábrica de Florestas” da empresa Braskem com a infraestrutura completa de estufa de 250m², que produzirá cerca de 35 mil mudas de espécies nativas.

O local, também, teve a implantação de piso de concreto para melhorar o acondicionamento das sementeiras e mudas, marcações e numerações dos canteiros para facilitar o manejo das informações do acervo em um banco de dados, além, do fechamento com sombrite e tela para proteção.

Uma parte desta estufa será destinada à exposição permanente de diversas plantas como orquídeas, bromélias, plantas carnívoras, cactos dentre outras. Na entrada foram construídas duas pequenas salas para exposição das atividades desenvolvidas pela instituição e material de educação ambiental. Foram construídos também sanitários e vestiários para funcionários e dois sanitários para uso dos visitantes inclusive com necessidades especiais.

Estiveram presentes Lucélio Moraes, Relações Institucionais da Braskem, secretários, vereadores e funcionários da Prefeitura, além do coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

O Jardim Botânico recebe durante toda a semana alunos da Rede Municipal de Ensino, que aprendem sobre educação ambiental. Está sendo estudado para o segundo semestre a possibilidade do local ser aberto aos finais de semana como uma opção de lazer e conhecimento para a população.

O local vem a se somar aos 13 viveiros municipais parceiros do Consórcio PCJ para o fornecimento de espécies nativas para o reflorestamento de matas ciliares, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, que já plantou 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo