Itatiba promove Megaplantio com a presença de mais 6 mil pessoas

29/09/2011

A prefeitura de Itatiba, associada ao Consórcio PCJ, promoveu no dia 28 de setembro megaplantio de 17 mil mudas de árvores nativas no Parque Ferraz Costa, onde foram reunidas cerca de seis mil pessoas, entre alunos, moradores da cidade e integrantes de empresas, entidades e associações. A iniciativa entrou para a história do município como a maior ação de preservação ambiental já realizada e lançou a campanha municipal Itatiba Mais Verde.

As mudas para o evento foram fornecidas pelo Consórcio PCJ e pela empresa consorciada Sabesp. O projeto Itatiba Mais Verde, que tem a missão de reflorestar as áreas verdes da cidade, levou mais de 80 espécies de mudas para uma área superior a 100 mil m².  Além de serem plantas nativas, as mudas selecionadas para o megaplantio estão relacionadas à região de Itatiba. São plantas como a Cabreúva, diversos tipos de Ipês, Canjambo, Óleo de Copaíba, Cedro e Óleo Pardo. Fazem parte da relação de mudas também Jatobá, Peroba Rosa, Jequitibá Branco, Canela Sassafrás, Jequitibá Vermelho, Canela Preta e outras. 

O Consórcio PCJ esteve representado pelo Coordenador de Projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais da entidade, Guilherme Valarini, que enalteceu a importância do envolvimento da comunidade em inciativas de conscientização ambiental. “É gratificante verificar o envolvimento de tantas pessoas num plantio tão grande como esse. Mostra que a comunidade está atenta às questões ambientais e quer participar do processo”, disse ele.

O entusiasmo por cuidar da natureza entre muito verde foi destacado pelos participantes do plantio. “Estou feliz por estar aqui e ver tanta gente contribuindo para um mundo melhor. Acredito mesmo que é isto que estamos fazendo aqui hoje nesse dia lindo”, afirmou Patryck Xavier Ubinha, 13 anos. O adolescente fez questão de levar um copo de água para regar a muda recém plantada e fez parte de um grupo de mais de 4 mil crianças e adolescentes levados ao Parque tanto pela rede pública como pela rede particular de ensino.

“Essa união de todos é uma das partes mais bonitas desse projeto pensado e detalhado há muito tempo. Aqui temos adultos, idosos e crianças. Todos fazendo a sua parte por um mundo melhor”, disse o Prefeito João Fattori. “Aproveitamos esse dia simbólico para pedir que a participação não termine aqui e que cada itatibense se transforme em um fiscal do meio ambiente”, completou.

Além dos 4 mil alunos, outras 2 mil pessoas fizeram questão de participar do megaplantio e se inscreveram para a ação. “Estou emocionado, pois tudo isso é muito lindo. Não tem coisa mais bonita que a união das pessoas em prol de uma cidade e de um país melhores. Quando fiquei sabendo, fiz questão de ser parte desse dia”, revelou o aposentado João Aparecido de Souza, de 67 anos. 

A Prefeitura dará manutenção na área para que as mudas se fortaleçam no solo. A partir desta quinta-feira, 29, todas as mudas plantadas começarão a receber coroamento, estaqueamento e irrigação com o objetivo de se tornarem grandes e saudáveis árvores. “Os itatibenses podem ficar a vontade para vir ao Parque e regar as mudas que plantou, acompanhando o seu crescimento”, destacou o Secretário Secretário de Obras e Meio Ambiente, Otto Junqueira Cintra.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Itatiba  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo