Itatiba inicia construção de Barragem Seca para prevenir enchentes e ampliar disponibilidade hídrica

A Prefeitura de Itatiba, município associado ao Consórcio PCJ, entrou com um processo de licitação para a construção da Barragem Seca no município. Pelo projeto, o reservatório ficará localizado em um trecho do Ribeirão Jacaré entre a Avenida Guerino Grisoti e a Avenida João Carlos de Abreu, precisamente entre o Shopping Móveis Itatiba e o Parque da Juventude. Ao todo serão investidos R$ 8,3 milhões.

Segundo a Administração Municipal, a barragem é de extrema importância para a cidade, principalmente para períodos em que ocorrem chuvas intensas. A represa conta com uma capacidade máxima de 540 milhões de litros d’água, sendo que a área alagável conta com seis níveis de inundação programada.

O projeto prevê que a estrutura ficará permanentemente seca com as comportas levantadas. Em caso de elevados índices de precipitações, as comportas serão ativadas de maneira manual ou remota e alertas sonoros serão acionados. Dessa forma, o Ribeirão Jacaré irá represar de forma parcial ou total o volume de chuvas. Após o pico de chuva as comportas serão levantadas e ocorrerá esvaziamento sensível da área.

De acordo com o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto, a construção da Barragem seca vai ser fundamental para evitar possíveis perdas. “Todo o volume de chuva vai ficar contido na represa o que não ocasionará em tragédias e perdas materiais e sobretudo humanas. É uma construção que irá proteger o município, ao atuar como uma verdadeira sentinela, e que deixará um grande legado para a sociedade”, afirmou o Augusto.

A obra, que tem previsão para ser concluída em oito meses, ainda terá em seu entorno um projeto paisagístico planejado, além da implantação de bancos e uma ciclovia como opção de lazer.

A iniciativa do município vai de encontro com as recomendações do Consórcio PCJ para o enfrentamento de eventos hidrológicos extremos e proposto pelas 22 metas para a Sustentabilidade Hídrica, elaboradas pela entidade diante das mudanças climáticas. Dentre essas ações, destacam-se iniciativas que ampliem a disponibilidade hídrica e que permitam a eficiência da drenagem urbana (como barragens, piscinões ecológicos e bacias de retenção).

https://www.youtube.com/watch?v=LcNZbhsez2U

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo