Irrigação por gotejamento: cada vez menos água na ampliação da produção agrícola

Simcha Blass, engenheiro precursor da irrigação por gotejamento, descobriu grandes oportunidades para a agricultura ao notar pelo caminho por onde caminhava que uma árvore se desenvolveu mais que as demais, num ponto em que uma tubulação de água tinha um pequeno vazamento e gotejava próximo às raízes da planta. Israel, hoje, possui uma grande produção agrícola numa área desértica, com solo pobre e extremamente salino. Tudo isso graças à irrigação por gotejamento em paralelo com a utilização de água de reuso das estações de tratamento de esgoto.
A comitiva do Consórcio PCJ, foi recebida no dia 10 de outubro, pelo diretor da empresa Netafim, o Sr. Natan Barak, no kibutz  Hazerim, ao sul de Israel. Os kibutz são comunidades que surgiram inicialmente com o ideal socialista (autônomas e com a produção dentro dessa área sendo compartilhada por todos que ali moram)  e que, atualmente, são regiões com forte desenvolvimento rural.

Netafim é a maior empresa de irrigação do mundo. Segundo Barak, a irrigação por gotejamento pode ser aplicada em qualquer tipo de cultivo e com economia de água. “Mais com menos, ou seja, mais produtividade com menos recursos naturais”, disse ele.

A irrigação por gotejamento pode ser aplicada a todos os tipos de cultura, garantindo alta eficiência e produtividade. Na apresentação de Barak, ele orientou os presentes de que as plantas não devem receber mais do que necessitam, ou seja, a falta de água compromete seu desenvolvimento, ao passo que, o excesso também prejudica sua capacidade produtiva.

A agricultura tem de estar adaptada a uma nova realidade, que na visão dos israelenses será de aumento da população e perda de área de produção, com cada vez menos água, essencial para a produção de alimentos. Exemplo disso, é que apenas 18% das áreas agrícolas no mundo são irrigadas, e desse total 79% é irrigada de forma errada.

Netafim está estudando uma nova geração de irrigação por gotejamento, que está sendo chamada de nano-irrigação, que permitirá vazões ainda menores de água, com menos gasto com energia, porem, com ampliação da produção de alimentos.

Nessa nova tecnologia, serão instalados sensores na raiz da planta, capazes de captar  a real necessidade de água, liberando apenas o necessário para otimizar seu desenvolvimento, economizando ainda mais água. a raiz da planta é nosso cliente, porque desempenha o papel principal na produção agrícola.

A Netafim possui uma tecnologia inovadora na produção dos gotejadores, que não são adicionados às mangueiras de irrigação, mas sim aderidos durante a fabricação da mangueira. O resultado desse processo é um único produto, com alta resistência e durabilidade (aproximadamente 50 anos, o mesmo tempo da empresa, fundada em 1965).

Como a tecnologia é bastante avançada, exigindo extremo rigor na fabricação dos gotejadores, toda a etapa inicial do processo é realizada em Israel. Nas plantas existentes ao redor do mundo são elaboradas as mangueiras e aderidos os gotejadores, sendo esse conjunto regularmente testado para garantir sua qualidade e eficiência na produção de alimentos e economia de água.

AnwLQ1AmrxFlNTCZjV7uuPOajaEYROdwHmr48aXjZVgF

Ag98PuL_CxdBGcbtI-4qgaXvc-Pbsob2d6N2t3gR9K-F

AsQZd5F1Njbx_CTMj2Y_e4b5lawwO0hvs0pjpOiGRgM4

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo