Indonésia propõe a criação do Dia Mundial dos Lagos no 10º Fórum Mundial da Água

O governo indonésio propõe a criação do Dia Mundial dos Lagos no 10º Fórum Mundial da Água, agendado para 18-25 de maio de 2024 em Bali. Esta proposta será parte da declaração do fórum que será encaminhada às Nações Unidas (ONU) para discussão adicional.

Esta mensagem foi transmitida pelo Vice-Presidente da Secretaria do Comitê Nacional de Organização do 10º Fórum Mundial da Água e Consultor Especial do Ministério das Obras Públicas e Habitação (MPWH) para Tecnologia, Indústria e Meio Ambiente, Endra A. Atmawidjaja, em seu comunicado oficial no sábado (27/4/2024).

“Queremos submeter a criação do Dia Mundial dos Lagos à Assembleia Geral da ONU. Esperamos que esta proposta seja apresentada como uma Resolução da ONU”, disse Endra.

Ele explicou ainda que o Dia Mundial dos Lagos é uma questão importante para lidar com desafios globais, considerando que os lagos na Indonésia e em outros países estão agora em condições críticas e precisam urgentemente de recuperação. O Dia Mundial dos Lagos tem como objetivo conscientizar sobre o papel vital dos lagos para as pessoas e a urgência da conservação dos lagos para garantir a disponibilidade de água para todos.

“Nossos lagos servem como reservatórios de água extraordinários. Já nos esforçamos para construir represas e reservatórios artificiais, mas também precisamos proteger nossos reservatórios naturais de água, como lagos e lagoas”, concluiu.

Enquanto isso, o governo desenvolveu a minuta da Declaração de Bali, que incorpora os objetivos da Indonésia para as ações de acompanhamento após o 10º Fórum Mundial da Água. Esses objetivos incluem a criação do Dia Mundial dos Lagos, o estabelecimento do Centro de Excelência em Gestão da Água para Resiliência Climática, a integração da Gestão da Água para Pequenas Ilhas e a preparação do Compêndio de Entregas e Ações Concretas.

Além disso, a Indonésia está preparando uma plataforma online para o processo de submissão da lista de projetos, iniciativas e colaborações gerenciadas por partes interessadas nacionais, regionais e internacionais em água. Essa inclusão voluntária de projetos sobre água será acomodada em um Compêndio de Entregas e Ações Concretas.

O Presidente da Secretaria do Comitê Nacional de Organização do 10º Fórum Mundial da Água e Consultor Especial do Ministro de Obras Públicas e Habitação (MPWH), Mohammad Zainal Fatah, afirmou que a minuta desta declaração em nível ministerial foi finalizada e está pronta para ser apresentada no 10º Fórum Mundial da Água.

Ele observou ainda que a minuta da Declaração de Bali já passou por avaliação por partes relevantes, incluindo o Conselho Mundial da Água, o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O governo indonésio e o Conselho Mundial da Água (WWC) prepararam uma série de eventos que antecedem o 10º Fórum Mundial da Água. O maior evento no setor de água apresentará discussões sobre políticas e estratégias em gestão de recursos hídricos envolvendo três processos interconectados, especificamente político, temático e regional. A sinergia entre esses processos é necessária para alcançar o objetivo da água para a prosperidade compartilhada.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo