Indonésia é eleita para sediar o próximo Fórum Mundial da Água, em 2024

Eleição aconteceu no último domingo, dia 20, em Dacar, Senegal, às vésperas da abertura do 9º Fórum Mundial da Água

Após quase 10 anos, a Ásia receberá novamente o Fórum Mundial da Água. Jacarta, na Indonésia, foi eleita para organizar a 10ª edição do evento mais importante sobre água no mundo, que acontecerá daqui a três anos. A última vez que a região recebeu o evento foi em 2015, nas cidades Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul.

A eleição aconteceu no último domingo, dia 20, em reunião do Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês), em Dacar, Senegal, que antecede a abertura do 9º Fórum Mundial da Água. Estiveram presentes os três governadores da água brasileiros no Conselho: Jorge Werneck, pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA); Benedito Braga, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); e Vinícius Benevides, pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

A escolha da Indonésia como sede do novo Fórum vem num momento que a gestão de recursos hídricos no país passa por diversos desafios. Em 2018, o WWC alertou que a capital indonésia está afundando mais rapidamente do que qualquer outra cidade no mundo, devido aos impactos das mudanças climáticas e da ação humana. Estudos atentam que Jacarta já está 40% abaixo do nível do mar, e a cidade continua afundando cerca de 6 centímetros por ano.

Mas, as mudanças climáticas não são as únicas culpadas por esse reflexo. Perfurações ilegais de poços para ter acesso a água potável, estão drenando os aquíferos subterrâneos, sobre os quais Jacarta se situa. Este acesso não regulamentado resulta no rápido afundamento da capital indonésia, ameaçando a sobrevivência de milhões, além de colocar a comunidade em insegurança hídrica.

Problemas relacionados com os recursos hídricos são comuns na Indonésia, onde mais de 40 milhões de pessoas vivem sem acesso a fontes de água potável. Apesar das condições precárias enfrentadas por esta capital asiática, trata-se da cidade com o acesso mais adequado à água naquele país.

Com metade da disponibilidade hídrica do Brasil, a indonésia enfrenta situações de risco com a qualidade da água. Exemplo disso, é o Rio Citarum, responsável por 80% do abastecimento da capital Jacarta, mas que sofre contaminações de águas residuais industriais e provenientes da agropecuária. Investimentos do Banco Asiático de Desenvolvimento tem buscado melhorar a qualidade do manancial, que tem ocorrido de modo lento, mas constante.

A ida do Fórum Mundial da Água para a Indonésia se configura como uma grande oportunidade para a troca de experiências no que tange a qualidade da água e tecnologias de tratamento e abastecimento para a ilha asiática.

Início do 9º Fórum Mundial da Água, em Dacar, Senegal

A abertura solene do 9º Fórum Mundial da Água aconteceu nessa segunda-feira, dia 21, às 10h da manhã do horário oficial de Dacar, com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, a presidente da Etiópia, Sahlé-Work Zewde, o presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, o presidente de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, o presidente do Banco Mundial, David Malpass, o vice-presidente da Gâmbia, Isatou Tourey, entre outras autoridades que enviaram suas participações por mensagem de vídeo.

Segundo Jorge Werneck, este 9º Fórum terá grande importância no cenário mundial, pois estamos num momento em que as práticas exitosas de boa gestão da água precisam ser divulgadas e replicadas e o saneamento básico precisa ser exercido por todos os governantes na sua forma plena.

A programação do Fórum prevê atividades até o próximo dia 26 de março. Na feira técnica do evento, dentro do Pavilhão do Conselho Mundial da Água, ocorrerão apresentações de brasileiros sobre o a gestão de recursos hídricos nacional. Na quarta-feira, dia 23, às 17h no horário local e 14h no horário de Brasília, a ADASA promoverá evento de lançamento de três livros editados pela ADASA sobre os resultados do 8º Fórum Mundial da Água, tendo como temas: Água e Desenvolvimento, Água e Meio Ambiente e Água e Sociedade. No dia seguinte, dia 24, e no mesmo horário, é a vez do Consórcio PCJ, com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, promoverem o evento “Gestão de Recursos Hídricos no Brasil e lançamento da publicação “ODS6 no Brasil: Visão da ANA sobre os Indicadores”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo