Indonésia apoia a criação do Fundo Global para a Água no 10º Fórum Mundial da Água

A necessidade de investimento representa um desafio particular na melhoria da infraestrutura adequada de água e saneamento. O 10º Fórum Mundial da Água, realizado em Bali de 18 a 25 de maio, pode servir como um momento para projetar um mecanismo global de financiamento para a gestão da água.

A Ministra das Finanças da República da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, afirmou que a água é um aspecto essencial na vida das pessoas. Por isso, o governo indonésio alocou cerca de 3,4% do orçamento do estado para a água. No entanto, ela considerou esse valor relativamente pequeno em comparação com o investimento anual necessário no setor de água e saneamento.

“Os fundos do governo sozinhos não serão suficientes. Várias iniciativas foram realizadas em níveis local, municipal, nacional e global”, disse Sri Mulyani durante o Painel de Alto Nível do 10º Fórum Mundial da Água na Sala Nusantara 2, no Centro de Convenção Internacional de Bali, na terça-feira (21 de maio).

Ela explicou ainda que é necessária a colaboração entre o governo e o setor privado para alcançar a segurança hídrica e o saneamento adequado. Espera-se que o 10º Fórum Mundial da Água seja uma plataforma para formular esquemas de financiamento de água eficazes e sustentáveis.

“Muitas instituições internacionais, como o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, o Banco Europeu de Investimento e outras, têm um forte foco na água. Elas certamente têm portfólios relacionados a água e saneamento”, disse ela.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo