Índice de perdas de água em Limeira está abaixo do preconizado pela ONU

Município conta com 19,04% de perdas enquanto a média nacional está em 37,78%. Em entrevista ao ÁguaCast, diretor de contratos da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira afirma que o plano é reduzir ainda mais

 O décimo episódio do ÁguaCast, o pod/vídeocast do Consórcio PCJ, trouxe Fernando Mangabeira, diretor de contrato da BRK Ambiental, que apresentou os resultados expressivos no trabalho de perdas de água tratada especialmente no município de Limeira.

Ele lembrou que o município tinha um índice alarmante de perdas d’água, acima dos 40%. No início dos anos 2000 foram desenvolvidas tecnologias para diminuir essa porcentagem: “Trocamos redes antigas e investimos em equipamentos de tecnologia que são aplicados para manter níveis de pressão constantes nas redes para que não haja nem muita pressão, nem baixa pressão, além de equipamentos de medição e de identificação. Geralmente trabalhamos à noite, porque as redes são menos pressurizadas, tem menos movimento, mais silêncio, então é possível detectar mais facilidade os grandes vazamentos. É sempre válido lembrar que além de tecnologias é necessário bastante perseverança”, enfatizou.

De janeiro a dezembro, o índice médio de perdas foi de 19,04%, abaixo da marca de 19,51% registrada no ano anterior e inferior à média nacional, que chega a 37,78%, segundo dados do Instituto Trata Brasil.

A quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Limeira em 2023 supera os 6,6 bilhões de litros – o equivalente a 2.649 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer toda a população de Limeira por três meses e meio.

O resultado se deve a um trabalho contínuo que a BRK desenvolve na cidade. Entre as ações está o hasteamento, que consiste na pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, com o uso de equipamentos que detectam perdas por meio de ruídos e vibrações. Só no ano passado, a ação resultou em 344 ocorrências identificadas e reparadas. Para atingir este resultado, a equipe percorreu cerca de 544 quilômetros de redes.

Por fim, Mangabeira ressaltou que a BRK Ambiental pretende reduzir ainda mais o índice de perdas na cidade de Limeira. O planejamento para 2024 inclui a manutenção das atividades de detecção e reparo de vazamentos não visíveis, gerenciamento de pressão, além da substituição de redes e ramais de água, renovação do parque de hidrômetros e ações de combate às fraudes e irregularidades.

Veja pelo Youtube ou ouça pelo Spotify

Sobre o ÁguaCast

O ÁguaCast é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ para comemorar os 35 anos de fundação da entidade, que serão completados em 13 de outubro de 2024. A primeira temporada, apresentada por Ana Ardito e Murilo Sant’Anna, é composto por 13 episódios, lançada semanalmente, às quartas-feiras.

Já foram entrevistados pelo podcast: o prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, o Superintendente do SAAE/Indaiatuba, Pedro Salla, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, o diretor de Mananciais da DAE Jundiaí, Martim Ribeiro, prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissonotto e agora o diretor de contratos da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo