Indaiatuba (SP) já armazena água no novo reservatório que será inaugurado em junho

O município de Indaiatuba (SP), associado ao Consórcio PCJ, está na fase final para conclusão das obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim. Para aproveitar o período de chuvas do início de 2015, antes mesmo da obra estar pronta, ela está sendo aprofundada de forma que seja possível armazenar uma grande quantidade de água, que dará ao município uma maior reserva para enfrentar o período de estiagem.
A construção está adiantada em quase 12 meses e estará concluída em junho deste ano, regularizando a vazão do manancial que é responsável por 40% do abastecimento da cidade e terá uma capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros. A obra está orçada em R$ 30 milhões, sendo 70% de recursos próprios do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) e o restante da FUNASA (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido.

No entorno da represa serão plantadas 110 mil mudas de árvores e criado um novo Parque Ecológico onde a população poderá desfrutar de mais uma opção de lazer.

A cidade possui hoje uma capacidade de reservação de 30 milhões de litros de água. Para ampliar essa capacidade, o SAAE está construindo novos reservatórios até junho de 2015 que irão aumentar para 56,3 milhões de litros, 87% a mais da capacidade atual, e em 76,3 milhões (154%), até o início de 2016.

“Esses investimentos realizados desde a primeira gestão do prefeito Reinaldo Nogueira estão possibilitando que Indaiatuba tenha uma situação controlada nesse período de crise hídrica. Esse ano não será tranquilo, porém estamos trabalhando para que a cidade não tenha problemas de desabastecimento. Para isso também precisamos da importante parceria com a população, que não deve desperdiçar água e reduzir o consumo, principalmente nos períodos mais secos” enfatiza o superintendente do SAAE, Nilson Gaspar.

Consórcio PCJ recomenda o armazenamento do máximo possível de água de chuva

O Consórcio PCJ desde o início de ano está alertando e orientando os municípios a reservarem o máximo possível de água das chuvas desse início de ano, por meio da implantação de “piscinões”, bacias de retensão, reservatórios, além de incentivar na comunidade o armazenamento em cisternas.

Exemplo disso, a entidade entrou em contato com as Associações e Cooperativas dos Produtores de Frutas e Flores de Holambra-SP e Atibaia-SP e, foi informado que principalmente em Atibaia, os produtores rurais estão dispondo de bens ou contraindo empréstimos bancários, para obter recursos para investirem entre 100 e 500 mil reais, dependendo do tamanho da propriedade, para a construção de açudes impermeabilizados e cisternas, visando aproveitar as precipitações que ocorrerão até o final de março de 2015.

Da mesma forma, em 1987 a Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do engenheiro Rogério Vidal, atual Secretário do Meio ambiente do Município, em parceria com a Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba e Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, promoveu Curso de Capacitação sobre “Aproveitamento de águas pluviais em estradas e carreadores rurais, como forma de realimentação do lençol freático e evitar assoreamento nos cursos de água”.

Programa de Ampliação da Oferta Hídrica

O Consórcio PCJ lançou em 2011 o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica, atualmente coordenado pelo prefeito do município de Atibaia (SP), Saulo Pedroso de Souza, no qual fomentava a implantação de pequenos reservatórios municipais como forma de aumentar a disponibilidade de água nas Bacias PCJ. Em 2013, o Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, lançou no âmbito do programa uma cartilha com os procedimentos desde a elaboração de projeto até as autorizações ambientais para a viabilização desses empreendimentos. O documento, chamado Manual de Orientação para Implantação de Projetos de Barragens, está disponível a todos os associados do Consórcio PCJ e pode ser solicitado pelo e-mail agua@agua.org.br.

Crédito Fotos: Divulgação/SAAE-Indaiatuba

Obras no reservatório Capivari-Mirim estão adiantadas em quase 12 meses

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo