Indaiatuba é o primeiro município a aderir ao projeto “Espaços Eco Hídricos”

O prefeito do município de Indaiatuba, Nilson Gaspar, assinou na última quinta-feira, dia 27, o Termo de Adesão ao projeto “Espaços Eco Hídricos” do Consórcio PCJ, tornando-se assim, a primeira cidade nas Bacias PCJ a receber essa chancela da entidade.
Os “Espaços Eco Hídricos” tem como objetivo fomentar a preservação dos recursos hídricos na região ao estimular ações de conservação, de ecoturismo e turismo rural, valorizando a difusão da cultura regional, gastronomia, hotelaria e ações que direta ou indiretamente possam vir a contribuir com o fortalecimento da sustentabilidade.

Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos estruturais em gestão de recursos hídricos como também da sensibilização da comunidade sobre a problemática da água. Diante disso, a entidade formatou o projeto dos “Espaços Eco Hídricos” como forma de ampliar o turismo preservacionista na região.

O projeto busca incorporar e reafirmar valores de estruturas e potenciais já existentes no município, tais como: museus, parques, lagos, sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de educação ambiental com tradição e estrutura física, áreas de reflorestamento, entre outros.

Para receber a chancela do Consórcio PCJ, os municípios precisam cumprir determinadas contrapartidas previstas no termo de adesão e passar por auditoria dos técnicos da entidade que verificarão se as exigências estão sendo atendidas.

Desde o segundo trimestre de 2017, o Consórcio PCJ iniciou envio de ofício de lançamento do projeto e iniciou o agendamento de visitas aos municípios interessados em receber o título de “Espaços Eco Hídricos”.

A cidade de Indaiatuba possui diversas características e locais com alto potencial para serem chancelados como “Espaços Eco Hídricos”. É o caso do moderno Museu da Água, inaugurado em abril de 2016, que conta com espaço interativo sobre a importância da água no mundo, além de uma área com a história do Serviço de Saneamento municipal (Saae) e uma trilha de 1.800 metros em área de preservação florestal ao entorno da Represa do Cupini, primeira captação de água do município de Indaiatuba e que abastece a cidade desde 1937.

O novíssimo reservatório no Rio Capivari-Mirim, com capacidade de armazenar 1,3 bilhão de litros de água e com um parque ecológico em construção, também é outro local que atende às premissas de um “Espaço Eco Hídrico”.

De posse da assinatura do termo de adesão, o próximo passo será definir com o município de Indaiatuba os locais que receberão a chancela e formas de cooperação com o Consórcio PCJ.

Outros municípios associados estão em negociação com a secretaria executiva para assinarem o termo de adesão e receber a chancela de Espaços Eco Hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo