Inauguração de ETE torna Santa Gertrudes um dos poucos municípios 300%

Menos de 400 cidades no Brasil possuem 100% de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto.

O município associado ao Consórcio PCJ de Santa Gertrudes inaugurou na última quarta-feira, dia 09 de maio, a sua estação de tratamento de esgoto (ETE) que vai tratar 100% do efluente gerado na cidade, tornando-a um dos poucos municípios no país, intitulado 300% (100% tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto). O anúncio foi feito durante a inauguração da ETE pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O governador lembrou também que poucas cidades no Brasil possuem esse índice e são considerados municípios saudáveis. “Dos seis mil municípios do Brasil, menos de 400 são considerados 300%. Parabéns a Santa Gertrudes por fazer parte desse grupo”, disse Alckmin.

Estiveram presentes ao evento os prefeitos de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, de Piracicaba, Barjas Negri, e de Rio Claro, Du Altimari, além do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni, e demais autoridades.

O prefeito de Santa Gertrudes atentou que a obra não irá beneficiar apenas o município, mas toda a região. “Estamos conseguindo mandar uma água limpa para o Ribeirão Claro, que consequentemente levará água mais limpa para o rio Corumbataí e vai chegar na cidade de Piracicaba, portanto, entendo que é uma contribuição não só para Santa Gertrudes, mas para toda a região”, disse Vitte em seu discurso de inauguração.

Foram investidos na obra R$ 4,1 milhões, provenientes do Programa Água Limpa, na construção de estação de tratamento de esgoto, emissário final e linha de recalque, garantindo o tratamento de 100% de esgoto da área urbana e também a retirada de aproximadamente 38 toneladas /mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado no Ribeirão Claro. As obras são importantes para a preservação dos recursos hídricos da cidade e na revitalização da bacia do rio Corumbataí.,

O sistema de tratamento da nova estação é concebido por lagoas aeróbicas e anaeróbicas. Desde novembro de 2010, a concessionária e, também, consorciada ao Consórcio PCJ, Foz do Brasil, assumiu os serviços de água e esgoto do município. A empresa apoiou tecnicamente o município para colocar a ETE em operação.

Em 18 meses à frente dos serviços de saneamento em Santa Gertrudes, a concessionária Foz do Brasil, investiu cerca de R$ 2 milhões no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Dentre os principais avanços verificados, destacam-se a solução para a falta de água, a qualidade da água distribuída e a redução das perdas hídricas de 60% para 32%.

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Saneamento e Racionalização, tem auxiliado municípios na ampliação do nível de tratamento de esgoto nas bacias PCJ, por meio de apoios na elaboração de termos de referências. No ano passado, a entidade promoveu curso de captação de recursos, no qual os participantes tiveram acesso a informações sobre elaborar projeto e mais de 60 fontes possíveis para obtenção de recursos.

Menos de 400 cidades no Brasil possuem 100% de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo