Importância da integração regional foi tema abordado pelo Consórcio PCJ em painel no Fórum Mundial da Água

Na manhã de hoje (21), o Gerente de Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, apresentou um painel a respeito do fortalecimento da participação dos cidadãos em Comitês de Bacias. Durante a apresentação, foi abordada a questão da importância da integração entre todos os setores da comunidade para ações e projetos voltadas aos recursos hídricos.

Para exemplificar essa integração regional, o Gerente de Comunicação do Consórcio PCJ apresentou um case que aconteceu na Bacia, que foi a parceria entre os municípios de Campinas e Valinhos para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Valinhos.

Essa integração aconteceu quando Campinas foi congratulada com um recurso advindo da aprovação de um projeto pelo Programa de Financiamento de ETE’s (Estação de Tratamento de Esgoto). Graças ao trabalho de interlocução do Consórcio PCJ, Campinas optou por repassar essa verba adquirida pela aprovação do projeto, para que o município de Valinhos concluísse a obra da Estação de Tratamento da cidade.

Com o aditamento desse recurso advindo de Campinas, a cidade de Valinhos conseguiu concluir a obra e tratar o seu esgoto, ao mesmo tempo que Campinas também foi beneficiada, já que passou a receber água de melhor qualidade do município que está a montante dela.

Esse case foi apresentado como modelo de integração regional, destacando também, o fato de que esses dois municípios (Campinas e Valinhos) renovaram essa parceria no ano passado, com a cooperação assinada entre a SANASA Campinas e o DAEV (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos), com o intuito de aprimorar ações de saneamento.

Na ocasião, Murilo Sant’Anna ainda explicou a respeito da sustentabilidade financeira dos organismos de Bacias, abordando o caso do Consórcio PCJ, e de como é uma entidade custeada por associados, que envolvem municípios e empresas.

Ele explicou que no Consórcio PCJ, é trabalhado o consenso de todos. “Quando um assunto vai pra Plenária, e não há um consenso a respeito dele, nós o postergamos até existir um acordo. O Consórcio PCJ trabalha com o envolvimento de todos os setores dentro do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, que é importantíssimo para que os Comitês sejam estabelecidos de forma bem presente na sociedade”, explicou o Gerente de Comunicação.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo