Impactos das mudanças climáticas à disponibilidade hídrica é destacado em “Consulta aos stakeholders para a Conferência sobre Água da ONU”

Evento está colhendo sugestões para debates na Conferência que acontecerá em março de 2023. Consórcio PCJ está presente e indicou três temas prioritários

A Organização das Nações Unidas (ONU) promove nessa segunda e terça-feira (24 e 25 de outubro), o segundo encontro de “Consulta aos Stakeholders para a Conferência sobre Água”, que acontecerá em março de 2023, na sede da organização, em New York. Durante a abertura, ontem, representantes de vários países pontuaram sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade hídrica, com o aumento da temperatura do planeta.

O presidente da Hungria, János Áder, uma expoente voz quanto à necessidade dos países se comprometerem com a redução das emissões de gases do efeito estufa, alertou que não há como frear a crise climática e que todos devem se preparar para se adaptar às mudanças. “Para isso, será necessário criar uma base de dados a partir do que já possuímos hoje para outra maior, englobando problemas econômicos, sociais e climáticos”, disse.

Áder destacou que a nova base de dados deve privilegiar temas como: informações precisas sobre as mudanças nos ciclos hidrológicos devido ao aquecimento global, a disponibilidade hídrica nos aquíferos subterrâneos, a qualidade de águas subterrâneas e como remediá-las, o combate às perdas hídricas, o armazenamento de água sem tratamento e os riscos à saúde pública, principalmente à população mais pobre, a contaminação dos oceanos e os impactos à vida aquática, com a diminuição de espécies de peixes, o mapeamento de conflitos sobre água, com consequências políticas e econômicas e a garantia de recursos financeiros para pesquisa e estudos na área.

O representante da Coalização Água e Clima, Matthias Berninger, atentou que a ONU não realiza uma conferência exclusiva sobre água desde 1977, quando o planeta tinha dois bilhões de pessoas, hoje, somos mais de sete bilhões. Ele também comentou sobre a falta de empenho dos países em combater as mudanças climáticas. “A Conferência de 2023 é uma grande oportunidade para combater crises que estão afetando nossas vidas com impactos imediatos, mas a redução de esforços na temática climática é algo que certamente teremos de corrigir”.

Como vai funcionar a Consulta

O primeiro dia de Consulta aos Stakeholders foi composto por cinco mesas redondas, em formato híbrido, sendo que o primeiro dia discutiu as mudanças potenciais a serem incluídas na Agenda de Ação pela Água. No dia seguinte, terça-feira, ocorre a reunião preparatória para a Conferência da ONU sobre Água 2023.

Os indicadores da Estrutura da Aceleração Global (governança, desenvolvimento de capacidade, dados e informações, inovação e financiamento) juntamente com os cinco temas sugeridos para os Diálogos Interativos da Conferência da ONU sobre Água 2023 formarão a base da discussão.

A consulta aos stakeholders no dia 24, e a reunião preparatória em 25 de outubro serão marcos importantes no caminho para a Conferência da ONU sobre Água e juntamente com outros eventos em sequência levarão à Cúpula dos ODS em setembro de 2023.

Participação do Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ está participando do encontro de “Consulta aos Stakeholders para a Conferência sobre Água”, com as participações virtuais da gerente técnica, Andréa Borges, e do gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna. A entidade também está credenciada para participar dos painéis que acontecerão na Conferência, em março de 2023.

Para a consulta dos stakeholders, o Consórcio PCJ enviou três sugestões de temas para a serem discutidos quanto à sua possível inclusão nos painéis da conferência: um sobre os potenciais da água de reuso, outro sobre os impactos do aquecimento global à gestão de recursos hídricos e, por fim, a importância da educação ambiental nesse contexto. As sugestões podem ser conferidas no site oficial do evento, ao acessar pelo link: https://sdgs.un.org/stakeholders/second-global-online-stakeholder-consultation-proposed-themes-interactive-dialogues

As indicações do Consórcio PCJ foram realizadas dentro dos temas propostos pela organização: Água para a Saúde; Água para o clima, resiliência e meio ambiente; e Década da ação pela Água, além do tópico Contribuições Adicionais.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo