Grupo das Empresas do Consórcio PCJ se reúne para troca de experiências no setor ambiental

 

O Consórcio PCJ promoverá na próxima quinta-feira (01), a partir das 9h, na Rhodia Pollamida, em Paulínia, a sua 1º Reunião do Grupo das Empresas Consorciadas do ano de 2010. O objetivo desses encontros é propiciar o intercâmbio de experiências na área socioambiental no sentido de propiciar o desenvolvimento sustentável das organizações.

Durante a ocasião serão apresentados dois cases. A Rhodia abordará sua experiência na gestão de lodos de Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). A segunda a se apresentar será a Sherwin-Willians, com a exposição sobre os Indicadores Ambientais na América Latina. Também serão expostos informes sobre como obter financiamentos de projetos para o setor produtivo com recursos da cobrança PCJ, Capacitação em Gestão Estratégica de Recursos Hídricos voltada aos Usuários Industriais – Parceria FIESP / CIESP / Consórcio PCJ – e os resultados do Curso “Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e aproveitamento de água de chuva”, uma parceria Consórcio PCJ e Petrobras/Replan.

O Consórcio PCJ possui, atualmente, 28 empresas consorciadas, além de 43 municípios. Desde 1999, o Programa Grupo Especial das Empresas tem propiciado o envolvimento do setor nas tomadas de decisão da região, com destaque a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, além do desenvolvimento de projetos e parcerias na área de proteção aos mananciais, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, reuso e uso racional da água, dentre outros.

“A palavra chave do momento é sustentabilidade. O mercado tem exigido que as organizações tenham foco nesse tema. Em recente pesquisa, veiculada pela mídia, constatou-se que as consumidores estão procurando produtos e serviços de empresas com respeito à área socioambiental. O Grupo das Empresas do Consórcio PCJ nasceu dessa necessidade, de antever os passos futuros e compartilhá-los entre os demais, com o objetivo de preservar nossos mananciais e meio ambiente”, comenta o coordenador de projetos, Alexandre Vilella.

Programação:

9h00 – Abertura e retrospectiva;

9h15 – Informes:

– Financiamento de Projetos para o setor produtivo – Cobranças PCJ;

– Projeto “Capacitação em Gestão Estratégica de Recursos Hídricos voltada aos Usuários Industriais” – Parceria FIESP / CIESP / Consórcio PCJ;

– Resultados do Curso “Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e aproveitamento de água de chuva”

9h45 – Case 1: A Experiência da RHODIA Poliamida na gestão dos lodos de ETEs e ETAs;

10h45 – Case 2: Sherwin-Willians: Indicadores Ambientais na América Latina;

11h45 – Intercâmbio de experiências entre os presentes e outros assuntos.

12h00 – Encerramento.

  cases

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo