Governador do Estado de São Paulo realiza reunião em Santa Barbara d’Oeste, município associado ao Consórcio PCJ

Evento abordou os programas UniversalizaSP e Integra Resíduos com mais de 30 municípios da região

Nesta segunda-feira, 24/03, o município associado ao Consórcio PCJ, Santa Bárbara d’Oeste, recebeu a presença do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende, e de prefeitos de outras 38 cidades das Bacias PCJ, para discutir sobre a adesão dos programas UniversalizaSP e Integra Resíduos ambos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo.

O UniversalizaSP prevê que o Estado apoie tecnicamente os municípios que operam os serviços de saneamento básico, por meio de autarquias e/ou serviços municipais, a estruturarem modelagens que auxiliem as prefeituras a anteciparem as metas de universalização (planejadas a 2033); a regionalizar a prestação dos serviços; a incentivar a modicidade tarifária e a atender as áreas rurais e núcleos urbanos informais.

Já o Integra Resíduos busca atender às necessidades regionais e locais de manejo de resíduos, desde a coleta até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, por meio de projetos sustentáveis nos aspectos econômico, social e ambiental.

O Governador do Estado, Tarcísio Freitas, foi taxativo: “A primeira coisa que precisamos fazer é planejamento. Estamos levantando município a município os planos regionais, os planos municipais, plano de drenagem, que a gente precisa considerar o saneamento no seu sentido lato. Pegar a questão da coleta, da adução do tratamento da distribuição de água coleta e tratamento de esgoto a drenagem e o resíduo sólido. Então a gente tem que olhar o saneamento como um todo e nós temos um prazo: até 2033 temos de universalizar!”.

Natália Resende, da SEMIL, enalteceu que a pretensão do governo é o de antecipar as metas do Marco do Saneamento e a prestação dos serviços com qualidade. “A ideia é que, em conjunto com os municípios, estruturemos concessões ou PPPs que garantam a sustentabilidade dos negócios, a longo prazo”, explicou.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, também participou do evento e confirmou que o Governo do Estado está oferecendo a possibilidade, por meio dos programas, para que os municípios forneçam dados e subsídios que permitam ao Governo do Estado realizar um estudo (Diagnóstico e Prognóstico), que oferecerá aos municípios a possibilidade de avaliação das suas reais condições de atendimento ao Novo Marco Legal do Saneamento, no quesito Universalização até 2033 (com 99% da população atendida com água potável e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto) e, ao mesmo tempo, contar com o apoio, assessoria e suporte do Governo do Estado para o atingimento ao pretendido.

“Ao final do estudo os municípios irão decidir se irão manter a sua situação de municípios autônomos ou irão aderir a algo mais coletivo e universalizado, oferecido pelo próprio Universaliza SP. O Governo do Estado está propondo arcar com todas as despesas, todos os investimentos para que esses estudos ocorram, sem nenhuma exigência, isso é interessante”, completou Lahóz.

Por fim, foi entregue aos municípios presentes, pelo Governo do Estado, um Formulário de Adesão ao Estudo de Viabilidade Técnica – UniversalizaSP, contendo um QR Code.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

13 de maio de 2025

Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em João Pessoa (PB), na última semana, também aprovou moção de alerta sobre impactos do corte financeiro no…

12 de maio de 2025

No mês de abril, concessionária realizou várias ações com alunos do município A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, realizou…

9 de maio de 2025

Evento aconteceu em Brasília durante os dias 6 a 9 de maio Aconteceu nesta semana, entre os dias 6 a 9 de maio, a 5ª…

Pular para o conteúdo