Gota d’Água recebe inscrições para participação nos Destaques do Ano até o próximo dia 28/10

Atividades desenvolvidas pelos participantes podem ser enviadas em 3 categorias: vídeos, desenhos e podcasts
O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, promove todos os anos o Projeto Gota d’Água, com o objetivo de sensibilizar e formar educadores e estudantes das redes de ensino sobre temas relacionados à água. Em 2022, o tema das formações foi “Mudanças Climáticas: o clima muda, e nossas vidas também”, que ocorreram durante o primeiro semestre do ano para, na sequência, os educadores multiplicarem os conhecimentos adquiridos e aplicarem atividades em sala de aula. Agora os participantes têm até o dia 28 de outubro para enviar exemplos de ações desenvolvidas visando concorrer aos “Destaques do Ano” e ao Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”.

A premiação, tradicional entre os participantes do projeto, está dividida em três categorias nessa edição: vídeos, desenhos e podcasts. As atividades devem ter sido desenvolvidas usando o tema central do projeto Gota d’Água, que é mudanças climáticas, e respeitar o público de cada categoria (Educação Infantil e Ensino Fundamental I para vídeos, Ensino Fundamental I e II para desenhos e Ensino Fundamental II e Ensino Médio para podcasts).

O anúncio dos finalistas, também chamados de Destaques do Ano, será no dia 24 de novembro e os ganhadores serão conhecidos no dia 14 de dezembro, durante seminário de avaliação do projeto, que acontecerá no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), em evento presencial.

A banca julgadora dos projetos será composta por representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e por especialistas das áreas de educação, recursos hídricos e meio ambiente, que serão divulgados no dia 28 de outubro.

O Consórcio PCJ disponibiliza um canal de plantão de dúvidas sobre o projeto, inscrições e a premiação, que pode ser acessado pelo e-mail ambiental@agua.org.br ou pelo whatsapp: (19) 99100-7745.

Segundo a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, o projeto permite todos os anos que educadores e estudantes tenham acesso a temas atuais e urgentes. “Sempre procuramos trazer o que de mais de atual está acontecendo dentro da temática ambiental voltada à gestão da água para articular conteúdos e buscar soluções com os estudantes. Neste contexto, a mudança do clima é um tema urgente, cujos impactos serão mais severos às populações com maior vulnerabilidade social”.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo