Goodyear promove ações no Dia Mundial da Água

Nessa terça-feira, 22 de março, será comemorado o Dia Mundial da Água. Comprometida com ações voltadas à sustentabilidade e consciência ambiental, a Goodyear, uma das empresas associadas ao Consórcio PCJ, tem promovido atividades que remetam à conscientização no uso dos recursos hídricos durante todo o mês de março.
No sábado, dia 19, foi apresentada a peça teatral “O Retorno de Shui”, que aborda a importância da água. O espetáculo foi exibido na Goodyear, em Americana (SP), para colaboradores da empresa e seus familiares.

Outras ações incluíram a doação à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Americana de três simuladores de consumo de água. As maquetes contêm três torneiras, uma simulando uma torneira normal, outra com vazamento e a terceira com redutor de vazão, que poderão ser utilizadas como material de apoio para ajudar na conscientização dos alunos nas escolas municipais.

Atividades na fábrica

Além da apresentação teatral e da doação dos simuladores para educação ambiental nas escolas, a Goodyear está trabalhando fortemente em ações para o público interno. Durante todo o mês ocorrerão conversas semanais de 10 minutos na fábrica com as equipes de produção. As discussões, coordenadas pelo time do Subcomitê de Água da fábrica, serão focadas na conscientização sobre a importância do recurso. Em parceria com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) será feita a distribuição das “gotinhas”, uma bola antiestresse, símbolo da campanha “E se essa fosse a última gota?”, coordenada pelo Consórcio.

Além disso, estão sendo feitas campanhas de conscientização nos veículos de comunicação interna da Goodyear e será promovida a apresentação de projetos relacionadas ao uso consciente da água. Um desses projetos inclui a ação com redutores de vazão, que resultou em 50% de diminuição no consumo de água nos banheiros de toda a fábrica no período de junho a dezembro de 2015.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. A partir de então, a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Neste mesmo dia, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Apesar de dois terços do planeta Terra serem formados por água, apenas 0,008 % do total desse líquido no planeta é potável. Além disso, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) tem sido contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema.

Sobre a Goodyear

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 96 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: Site: www.goodyear.com.br/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo