Gestores das Bacias PCJ recebem treinamento sobre captação de recursos para ações ambientais

O Consórcio PCJ em parceria com a Caixa Econômica Federal promoveu na última quarta-feira, dia sete de agosto, uma oficina sobre diferentes fontes de recursos para realização de ações de gestão ambiental nas Bacias PCJ. O curso foi realizado na Superintendência da Caixa em Piracicaba (SP) e faz parte da programação permanente da capacitação “Fontes de Recursos para Projetos e Obras nas Bacias PCJ”, lançada em 2011.

Antes das palestras, o Superintendente Regional da Caixa, Carlos Henrique Custódio, demonstrou grande satisfação em receber gestores de municípios e empresas e, tratando o Consórcio PCJ como um parceiro estratégico, ressaltou a importância de um trabalho conjunto para a melhoria da região. “É gratificante contribuir para que vocês, administradores, consigam esclarecer dúvidas sobre fontes de recursos. Essa parceria entre a Caixa e o Consórcio PCJ serve justamente para mostrar que dinheiro não é problema, e sim solução”, comentou aos participantes.

As apresentações foram conduzidas por três funcionários da Caixa. O coordenador de contratos de repasse, Juan Penna, o engenheiro civil, Otoniel Costa, e a representante do Departamento de Contas Finais, Carmem Ferrão, esclareceram dúvidas com o auxílio da coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, Lígia Cepeda, sobre programas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para Serviços Urbanos de Água e Esgoto e Gestão da Política de Desenvolvimento, além recursos do FGTS e também do Programa “Saneamento para Todos”.

De acordo com Juan Penna, a Caixa Econômica tem a obrigação de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável, além de colaborar com cidades, empresas e ONGS na busca organizada por recursos financeiros. “A Caixa, como principal agente de políticas públicas do Brasil e parceira do Estado, deve estreitar o elo entre os tomadores de recursos e subsidiar todas as prefeituras e instituições a conseguirem viabilizar os seus respectivos projetos”, ressaltou.

O Engenheiro Civil Otoniel Costa frisou aos participantes que os projetos devem ser muito bem elaborados e esclarecedores, e colocou o Consórcio PCJ como grande parceiro nesse processo. “O Consórcio PCJ leva a informação até as empresas e municípios, para que esses consigam montar projetos eficientes e concretos na área de preservação de mananciais, disponibilidade hídrica e Saneamento básico. Um bom projeto ganha destaque na hora da seleção, realizada pela Fundação Agência PCJ”, disse ele.

O Vereador de Amparo (SP), José Donisete Urbano, que levou até a palestra um projeto de viveiro, elaborado por uma escola rural do município, se mostrou satisfeito com o resultado das apresentações. “Os problemas estão lá, cabe a nós, vereadores, buscarmos recursos para desenvolver nossos municípios e essa foi uma grande oportunidade para mim que já tenho um projeto em mãos e preciso encaminhá-lo para seleção”, afirmou Donisete.

Sobre o Curso Permanente de Captação de Recursos

O Consórcio PCJ desde 2011 promove entre gestores de municípios e empresas consorciados a capacitação permanente sobre captação de recursos das mais variadas fontes. Por meio desse curso, participantes tiveram palestras que esmiuçaram fontes de recursos tanto federal como estaduais, operação de sistemas de cadastro para captação de diversas áreas e cursos sobre fontes específicas. Os participantes cadastrados recebem periodicamente atualização sobre editais abertos e dicas sobre qual fonte se adequa melhor ao projeto pleiteado. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.agua.org.br ou pelo e-mail ligia@agua.org.br

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo