Gestão eficiente: Sanasa-Campinas capta menos água hoje para abastecer mais habitantes

Diretor Técnico da empresa, Marco Antônio dos Santos, relatou ao ÁguaCast – o Pod/Videocast do Consórcio PCJ – os investimentos em saneamento que estão sendo realizados permitindo maior eficiência no serviço prestado à população

No terceiro episódio do ÁguaCast o entrevistado foi Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sanasa-Campinas, empresa associada ao Consórcio PCJ. Ele destalhou as ações e investimentos em saneamento que a empresa está realizando no município e permitindo que, hoje, seja captado menos água dos mananciais para abastecer mais habitantes. Santos também abordou sobre tarifa social, combate às perdas hídricas, universalização do saneamento e sua relação com políticas públicas de saúde. O episódio está disponível no YouTube e no Spotify, nos canais do Consórcio PCJ.

Confira a seguir o que Santos comentou no Podcast:

– Combate às Perdas Hídricas: em 1994, quando o programa foi instalado, a Sanasa captava 116 Bilhões de litros de água para atender 800 mil habitantes em Campinas. Atualmente, para abastecer uma população de 1,2 milhão de pessoas, a empresa capta 106 Bilhões de litros de água, 10 Bilhões a menos que há 30 anos atrás.

– Tarifa Social: 72 mil famílias em vulnerabilidade social possuem desconto nas contas de água da Sanasa, impactando cerca de 280 mil pessoas na cidade de Campinas. A empresa também investe em outros projetos sociais, como a isenção de tarifa para os consumidores da tarifa social que gastem até 10m³; e a ligação coletiva para moradores de áreas não regularizadas.

– Água de Reuso: por meio das EPARs (Estação Produtora de Água de Reuso) a Sanasa é uma referência no tratamento de efluentes, com a devolução da água resultante do tratamento em condições melhores do que foi captada nos mananciais que abastecem Campinas.

– Situação do Saneamento básico em Campinas e nas Bacias PCJ: apesar de já atingir o Marco Regulatório, a Sanasa criou o Plano Campinas 2030, com o objetivo de atender toda a população de Campinas com 100% de Água e Esgoto tratados. Atualmente, 95% da população possui esgoto coletado e 94% é tratado.

– Segurança Hídrica: construção de mais de 20 reservatórios de água potável para atendimento à população.

Os bastidores das gravações bem como os principais trechos também estão disponíveis no perfil do Consorcio PCJ nas mídias sociais: Instagram, X, Facebook, TikTok e LinkedIn. Curtam, compartilhem e comentem! #AguaCast #agua #ConsórcioPCJ

O ÁguaCast é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ para comemorar os 35 anos de fundação da entidade, que serão completados em 13 de outubro de 2023. A primeira temporada, apresentada por Ana Ardito e Murilo Sant’Anna, é composta por 13 episódios, lançados semanalmente, às quartas-feiras. Já foram entrevistados pelo podcast: o prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion, e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e agora o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube e no Spotify.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo