07/02/2012
A participação do Consórcio PCJ no evento “A Cooperação Descentralizada na Região de Loire-Bretagne”, que ocorreu em setembro de 2011, em Angers – França, foi tema da revista “L’eau en Loire-Bretagne” (A Água em Loire-Bretagne), uma publicação do Ministério da Ecologia e desenvolvimento Sustentável Francês e da Agência Loire-Bretagne. A revista circulou durante o mês de dezembro de 2011 e destinou uma página inteira para abordar as experiências do Consórcio PCJ como referencia nacional em gestão dos recursos hídricos.
A matéria discorre sobre a gestão descentralizada promovida pelo Consórcio e da importância da integração regional na busca por soluções para os conflitos da água. Representando a entidade no evento, esteve o Gerente Técnico, Alexandre Vilella, que também foi o entrevistado da revista.
O Consórcio PCJ esteve presente no evento em Angers com o objetivo de trocar experiências e estabelecer novas ações de cooperação com as agências francesas de água. A parceria firmada (2006) entre o Consórcio PCJ e a Loire-Bretagne é única na América Latina. A agência francesa administra recursos da cobrança pelo uso da água em uma bacia que ocupa 28% do território francês, abrangendo 10 regiões e 31 departamentos. Possui, também, 11,5 milhões de habitantes, o que representa 1/5 da população do país, divididos em 7,3 mil municípios, dentre os quais 20 cidades com mais de 50 mil habitantes. A bacia possui 80 mil quilômetros de cursos de água, incluindo o Rio Loire.
A França iniciou a implantação de cobrança pelo uso dos recursos hídricos em 1964. Nas bacias PCJ, segunda experiência de cobrança em rios de domínio da União no Brasil, o instrumento foi implantado em 2006. Além disso, o Consórcio PCJ atuou como Agência de Água para os rios de domínio da União entre os anos de 2005 e 2010, e como Agência Equiparada para as Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari em Minas Gerais em 2011.