Gerente da empresa israelense de abastecimento conhece projetos e ações nas Bacias PCJ

O gerente da Mekorot para a unidade de produção da Galileia, Alon Lev, participou de uma série de visitas técnicas e turísticas pelas Bacias PCJ na última quarta-feira, dia 12 de julho. Acompanhado da equipe do Consórcio PCJ, ele conheceu a Casa Modelo de Uso Racional de Água, na sede do Consórcio PCJ, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Nova Odessa, o Museu da Água e a Estação de Tratamento de Água (ETA I) e o Centro de Controle Operacional do Saae Indaiatuba.
A visita começou pela sede do Consórcio PCJ, no Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos, em Americana, onde o gerente israelense pode conferir o trabalho dos colaboradores da entidade, além de conhecer a Casa Modelo, importante ferramenta de educação e sensibilização ambiental.

Encontro com o Presidente Bill

Ainda pela manhã, Lev se encontrou com o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em seu gabinete no paço municipal, onde lhe entregou o convite do Consul de Israel para assuntos econômicos em São Paulo, Boaz Albaranes, para a participar na WATEC, uma das maiores feiras sobre água no mundo, além de conhecer as ações de gestão de recursos hídricos israelenses. A WATEC acontecerá de 12 a 14 de setembro de 2017, em Tel Aviv.

Bill ressaltou que a cidade superou a crise hídrica graças a um audacioso projeto de desassoreamento, que aumentou a capacidade de reserva das represas. Ele lembrou ainda que o Município conta com um projeto modelo de recuperação de nascentes e que também tem investido na troca de tubulações para redução do índice de perda de água tratada na cidade. “Em Nova Odessa temos ótimos exemplos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente”, disse.

Em seguida, o gerente da Mekorot se deslocou acompanhado do superintendente Valdemir Ap. Ravagani ao centro de Nova Odessa para conhecer o trabalho de coleta seletiva por meio de Ecopontos implantado pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). Lev destacou que essa iniciativa em Israel foi um sucesso em pequenas cidades. “Os resultados foram muito bons em cidades pequenas, mas em municípios maiores, como Tel Aviv, é necessária maior conscientização da população”, comentou.

Visita a ETE 

Na ETE Quilombo, Lev foi recebido pelo gerente químico da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden), José Hilário Pessoa, que apresentou as instalações e a tecnologia utilizada. “É uma estação muito eficiente”, elogiou o israelense.

À tarde, a equipe do Consórcio PCJ levou o gerente da Mekorot para visitar o Museu da Água, em Indaiatuba, que fica numa área de preservação florestal ao entorno da Represa do Cupini, primeira captação de água do município e que abastece a cidade desde 1937.

Ele foi recebido pelo Superintendente do Saae de Indaiatuba, eng. Sandro de Almeida Lopes Coral, e ficou bastante impressionado com a sala interativa que aborda sobre a importância da água no mundo. O israelense ainda fez uma trilha de 1.800 metros numa área de remanescente florestal de Mata Atlântica, ao lado do Museu, além de conferir o local da nascente da Represa do Cupini.

Tecnologia do Saae Indaiatuba

Ao final da tarde, o gerente da Mekorot visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA I) e o Centro de Controle Operacional (CCO), onde o Saae possui um sistema de controle integrado de monitoramento, simulação e tomada de decisão sobre o funcionamento de 45 reservatórios e 13 pontos de macromedição distribuídos por Indaiatuba. O Centro mostra, em tempo real, a situação de cada uma dessas unidades. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência, e partem da ETA I, dotada de uma antena direcional.

Lev comentou que a unidade da Galileia, onde ele trabalha, possui sistema parecido. “O que difere é que lá eu sou responsável por monitorar 250 reservatórios”, atentou.

A visita do gerente da Mekorot faz parte das ações do Consórcio PCJ em divulgar o 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018 e como parte da estratégia da entidade de promover as Bacias PCJ como destino internacional para visitas técnicas e turísticas. O tour realizado por Alon Lev foi o primeiro piloto de roteiro de visitas com estrangeiros que visitam nosso país.

Encontro Internacional

No dia 11, Lev participou do Encontro Internacional “Preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água: a Caminho de Brasília 2018”, que ocorreu dentro do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas, no qual ele abordou sobre o desafio da gestão de recursos hídricos em Israel, além de explanar sobre a sustentabilidade financeira da Mekorot.

As ações do Consórcio PCJ de divulgação e engajamento com o 8º Fórum Mundial da Água fazem parte do projeto “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018” e conta com o apoio da Agência Reguladora (ARES-PCJ), da Ajinomoto e da Sanasa/Campinas.

IMG_3355_web IMG_3370_web IMG_3392_web IMG_3403_web IMG_3408_web IMG_3428_web IMG_3435_web IMG_3465_web IMG_3470_web IMG_3475_web

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo