Foz e Prefeitura inauguram reservatório de água que dobra capacidade de reserva na região sudoeste de Limeira

O sistema de abastecimento de Limeira conta agora com um novo reservatório de água instalado na Estação Elevatória de Água (EEA) Limeirense, que teve a capacidade de reserva ampliada em 100%, passando de 2 milhões para 4 milhões de litros. Em sua construção a concessionária Foz investiu cerca de R$ 1,6 milhão. O Consórcio PCJ, por meio da subsecretária executiva, Jussara Cordeiro, participou da inauguração que contou ainda com a presença do prefeito municipal, Paulo Hadich, do diretor de concessão da Foz, Tadeu Ramos, entre demais autoridades.

 
Limeira contabiliza atualmente 29 reservatórios que compõem todo o sistema de distribuição de água e possuem reserva total de 52 milhões de litros. Três reservatórios estão localizados na EEA Limeirense e atendem uma região populosa, composta por aproximadamente 70 mil pessoas de 77 bairros da região sudoeste de Limeira, entre eles: Jd. do Lago, Aeroporto, Lagoa Nova, Odécio Degan, Ernesto Kuhl, Jd. das Palmeiras, Vitório Lucato, Jd. Roseira, Ouro Verde, Santa Eulália, Ibirapuera, Santa Amália e Residencial Graminha.
 
Com nova concepção, o reservatório é o primeiro da cidade em estrutura metálica e traz vários benefícios em sua operação. O novo modelo foi projetado para facilitar a lavagem, possui melhor iluminação, sendo branco por fora e por dentro, o que facilita as manutenções. Diferentemente dos reservatórios de concreto, a montagem do modelo metálico é bem mais prática, exige menor tempo de execução da obra e possui maior durabilidade. Além do novo reservatório, o investimento também inclui a reforma e modernização de toda a parte elétrica, sistema de bombeamento, obras civis e urbanização da EEA Limeirense.
 
A ampliação da capacidade de reserva de água nessa região contribui diretamente para aliviar a operação da Estação Elevatória de Água Mercedes, responsável pelo abastecimento de vários reservatórios da cidade, como explica o diretor de concessão da Foz, Tadeu Ramos. “Essa é uma região que está crescendo bastante e que é alimentada pela EEA Mercedes. Aumentando a reserva de água criamos mais autonomia na distribuição de água tanto na Limeirense quanto na Mercedes, e essa reserva é fundamental para manter o abastecimento em momentos de intempéries e manutenções no sistema”, avalia Ramos.
 
Em seu discurso, o prefeito Paulo Hadich ressaltou a importância da obra para a população dessa região e a parceria entre a Prefeitura e a concessionária para oferecer um serviço de qualidade. “Se é para ter uma concessionária, então que ela seja eficaz, com serviço seguro e eficiente. Para a população, entregamos de presente esse reservatório que está dobrando a capacidade de abastecimento”, conclui. 
 
O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Júnior, reforçou a importância da população manter nos imóveis uma caixa d´água. “Com essa nova capacidade de reserva, a possibilidade de faltar água nessa região é reduzida, mas é importante que a população se conscientize sobre a necessidade de instalar reservatórios nos imóveis, principalmente as novas construções, com isso é possível garantir um mínimo de reserva para atender as necessidades básicas em um momento emergencial”, pondera.
 
Os investimentos no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Limeira são direcionados pelo plano diretor de água e esgoto e têm como proposta atender, de forma preventiva e planejada, o crescimento da cidade, sendo acompanhado pelo poder concedente (Prefeitura de Limeira), o órgão fiscalizador da concessão (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e, a partir de agora, a agência reguladora ARES PCJ.
 
Os reservatórios de Limeira são para água tratada, o que se configura uma excelente alternativa para momentos críticos ou de manutenção nas redes, evitando assim o interrompimento no fornecimento de água. O Consórcio PCJ possui um Programa chamado “Ampliação da Oferta Hídrica”, que prevê ainda o fomento nos municípios da construção de barragens municipais em córregos e ribeirões como forma de ampliar a oferta de água para abastecimento.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria de Comunicação Foz

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo