Foz do Brasil inaugura novo reservatório de água em Limeira

A empresa consorciada Foz do Brasil ao lado do município também associado ao Consórcio PCJ de Limeira, inauguraram na última segunda-feira (02) mais um reservatório de água na cidade, dando continuidade ao programa de ampliação e redimensionamento do sistema de água, previsto no Contrato de Concessão.

A cidade de Limeira conta agora com o Centro de Reservação de Água Roland, localizado às margens da rodovia Limeira-Cordeirópolis. Com capacidade para reservar 1,5 milhão de litros de água, o reservatório foi planejado para suprir a demanda futura de abastecimento de cerca de 10 mil pessoas da região do Jardim Santo André; Vanessa; São Rafael; Piratininga; Jardim das Laranjeiras; Residencial Roland I, II e III; Jardim dos Ipês I e II; Terras de São Bento I e II e imediações, já pensando no plano de expansão.

A subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, esteve presente à ocasião representando o Presidente da entidade, Angelo Perugini e o Secretário Executivo, Engº Francisco Lahóz. Também prestigiaram a inauguração a presidente do SAAE, Irene Pedrão, representando o prefeito Orlando José Zovico, e o diretor da Foz do Brasil e vice-presidente do Consórcio PCJ, Sandro Stroiek.
Jussara enalteceu em seu discurso junto às autoridades, o planejamento da Foz do Brasil e do município de Limeira em estar “se preparando para as demandas futuras e garantindo a disponibilidade de água”.

Stroiek ressaltou que hoje Limeira não tem problema de falta de água, mas para manter a universalização dos serviços e a regularidade do abastecimento é preciso antecipar os investidos para acompanhar o crescimento da cidade. “Limeira é uma cidade privilegiada, pois 100% da área urbana é abastecida com água de qualidade, porém o município está crescendo, novos bairros e condomínios estão surgindo e isso significa que temos que preparar a cidade, implantar novas redes e adutoras e construir novos reservatórios, preparando todo o sistema de abastecimento para esse crescimento”, explicou.

Representando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o diretor técnico Armando Cecato reforçou que o saneamento de Limeira vem acompanhando o desenvolvimento do município. “É muito importante que a concessionária adiante os investimentos e previna possíveis problemas de abastecimento”, argumenta.

Em 2012, a previsão da Foz do Brasil é investir cerca de R$ 11 milhões no saneamento de Limeira. Os investimentos serão efetuados no sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, equipamentos e tecnologia, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados e atender o crescimento da cidade.

Entre os principais investimentos destacam-se a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a implantação do tratamento secundário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu, a fim de aumentar a eficiência da estação, prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, além de obras em adutoras de água tratada. O projeto de ampliação da ETA prevê aumento de 850 para 1200 litros por segundo e esse ano a ampliação será iniciada com a construção de dois novos filtros. Já a Implantação do tratamento secundário da ETE Tatu foi iniciada esse ano e deverá ser concluída em 2014, conforme previsto no Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas de Limeira.

“É importante fazer investimentos de forma antecipada evitando qualquer desabastecimento na cidade. Eles são fundamentais para que a cidade continue se desenvolvendo, gerando negócios, trazendo novas empresas e ampliando os horizontes em nossa região”, atentou Stroiek.
 

A Subsecretária Executiva do Consórcio PCJ,Jussara Cordeiro Santos com representandotes da Foz do Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo