Foz do Brasil dará início à ampliação da ETE Tatu em Limeira

A concessionária Foz do Brasil e associada ao Consórcio PCJ, recebeu da CETESB a Licença Prévia e de Instalação para dar início à ampliação da capacidade de vazão e aumento da eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu. Agora que o município consorciado de Limeira trata todos os seus esgotos, o investimento será direcionado na ampliação e melhoria da estação de tratamento.

A ampliação da estação está prevista para ser executada de 2012 a 2014. O investimento faz parte do Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas de Limeira, previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público e no contrato de concessão com a Prefeitura de Limeira.

Com a ampliação, a ETE Tatu passará da capacidade atual de 750 para 1200 litros por segundo. Além de aumentar a vazão, a estação ampliará também a eficiência do tratamento do esgoto, com a implantação de novos equipamentos e processos para dar início à segunda fase do tratamento.  

Atualmente, a ETE Tatu recebe uma vazão média de 550 litros de esgoto por segundo, porém em períodos de chuva essa vazão aumenta, chegando próxima ao limite da estação, cerca de 700 litros por segundo. A ampliação da estação é uma obra planejada e projetada para acompanhar o aumento da demanda do município, até o ano de 2030. No final do ano passado a ETE Tatu passou a receber uma contribuição de esgoto maior, proveniente da região do Mercado Modelo e da obra executada no Córrego Barroca Funda, por isso é importante iniciar a ampliação da estação para que a cidade continue com o saneamento universalizado.

Início das obras

Prevista para acontecer em três anos, a ampliação da ETE Tatu será executada sem prejudicar o funcionamento da estação em operação. A obra será bastante complexa e será iniciada ainda essa semana, com a implantação da segunda caixa de areia da estação. Essa unidade, conhecida como desarenador, é uma etapa importante do tratamento, responsável em retirar as partículas de areia do esgoto.

A previsão para esse ano é também instalar uma nova peneira na entrada do tratamento e iniciar as obras para instalação de mais um tanque de decantação. A implantação do tratamento secundário na ETE Tatu consiste na implantação do sistema de lodos ativados convencional que utiliza tanques de aeração, tanques de decantação e recirculação de lodo, formado por bactérias que se alimentam da matéria orgânica presente no efluente. Esse sistema é classificado como aeróbio, sendo considerado bastante estável principalmente para uma estação como a Tatu, que recebe grande quantidade de carga industrial.

Colaboração Assessoria de Imprensa – Foz do Brasil

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo