Foz do Brasil dá início à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Água da Serra

 

27/12/2010

Desde o dia 13 de dezembro, a Foz do Brasil, empresa associada ao Consórcio PCJ, iniciou a fase de pré-operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água da Serra, localizada na Rodovia Limeira Iracemápolis. Com a nova estação o município de Limeira passará de 76% para 90% de esgoto tratado.

O funcionamento da ETE é gradativo, à medida que a operação foi iniciada, cada processo vai sendo executado até chegar à carga total. Nesse momento, os órgãos ambientais responsáveis pelas outorgas estão acompanhando a operação e emitindo as licenças.

A ETE Água da Serra foi projetada para atuar com os seguintes níveis de tratamento: primário, secundário e terciário, contando com tecnologia mista anaeróbia e aeróbia. O sistema anaeróbio é efetuado por bactérias que demoram semanas para a sua total formação, por isso o processo acaba sendo gradativo, até chegar à eficiência máxima do tratamento de esgoto, que é de 96%.

Entre os 63 municípios que compõem as Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o índice de tratamento de esgoto está na casa dos 50%. Com a nova ETE, Limeira passa de 76% para 90% de esgoto tratado. Sua capacidade é atender uma população de até 100 mil habitantes dos bairros Nossa Senhora das Dores, Abílio Pedro, Belinha Ometto, Santa Adélia, Residencial Village, Jardim Caieira, São Francisco, Chácara Antonieta e Morro Branco, com uma vazão inicial de 130 litros por segundo e projeção para 192 litros por segundo. O esgoto doméstico chega à nova estação, recebe o tratamento e é lançado no Ribeirão Águas da Serra, logo após a Rodovia dos Bandeirantes.

O tratamento do esgoto doméstico tem importância vital para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. Rios e córregos deixam de ser poluídos com o lançamento de esgoto e a população fica protegida de doenças transmitidas por água contaminada.

A inauguração da ETE Água da Serra deverá ocorrer no próximo ano, em evento promovido pela Foz do Brasil e a Prefeitura de Limeira. Os investimentos realizados pela concessionária estão previstos no contrato de concessão, no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público e fazem parte do Plano Diretor de Água e Esgoto da concessionária no município.

O Consórcio PCJ, através do Programa de Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vem ao longo dos anos apoiando os seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de tratamento de efluentes. A meta é que as bacias PCJ chegue a 2014 com 100% de tratamento de efluentes.

                                                        

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo