Foz do Brasil dá início à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Água da Serra

 

27/12/2010

Desde o dia 13 de dezembro, a Foz do Brasil, empresa associada ao Consórcio PCJ, iniciou a fase de pré-operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água da Serra, localizada na Rodovia Limeira Iracemápolis. Com a nova estação o município de Limeira passará de 76% para 90% de esgoto tratado.

O funcionamento da ETE é gradativo, à medida que a operação foi iniciada, cada processo vai sendo executado até chegar à carga total. Nesse momento, os órgãos ambientais responsáveis pelas outorgas estão acompanhando a operação e emitindo as licenças.

A ETE Água da Serra foi projetada para atuar com os seguintes níveis de tratamento: primário, secundário e terciário, contando com tecnologia mista anaeróbia e aeróbia. O sistema anaeróbio é efetuado por bactérias que demoram semanas para a sua total formação, por isso o processo acaba sendo gradativo, até chegar à eficiência máxima do tratamento de esgoto, que é de 96%.

Entre os 63 municípios que compõem as Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o índice de tratamento de esgoto está na casa dos 50%. Com a nova ETE, Limeira passa de 76% para 90% de esgoto tratado. Sua capacidade é atender uma população de até 100 mil habitantes dos bairros Nossa Senhora das Dores, Abílio Pedro, Belinha Ometto, Santa Adélia, Residencial Village, Jardim Caieira, São Francisco, Chácara Antonieta e Morro Branco, com uma vazão inicial de 130 litros por segundo e projeção para 192 litros por segundo. O esgoto doméstico chega à nova estação, recebe o tratamento e é lançado no Ribeirão Águas da Serra, logo após a Rodovia dos Bandeirantes.

O tratamento do esgoto doméstico tem importância vital para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. Rios e córregos deixam de ser poluídos com o lançamento de esgoto e a população fica protegida de doenças transmitidas por água contaminada.

A inauguração da ETE Água da Serra deverá ocorrer no próximo ano, em evento promovido pela Foz do Brasil e a Prefeitura de Limeira. Os investimentos realizados pela concessionária estão previstos no contrato de concessão, no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público e fazem parte do Plano Diretor de Água e Esgoto da concessionária no município.

O Consórcio PCJ, através do Programa de Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vem ao longo dos anos apoiando os seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de tratamento de efluentes. A meta é que as bacias PCJ chegue a 2014 com 100% de tratamento de efluentes.

                                                        

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo