Foz do Brasil assina financiamento de R$ 42,9 milhões para investimentos em saneamento em Limeira

 

A empresa associada ao Consórcio PCJ, Foz do Brasil, unidade Limeira, e a Prefeitura Municipal de Limeira assinaram no último dia 16 o Contrato de Financiamento junto à Caixa Econômica Federal, necessário para ações que buscam a universalização dos serviços de tratamento de esgotos e expansão do Sistema Adutor de água do município de Limeira.

 

O financiamento será de R$ 42,9 milhões oriundos do FGTS e caberá à Foz do Brasil, unidade Limeira, o pagamento em 12 anos.

 

Os recursos, provenientes do Programa Saneamento Para Todos, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, na forma de financiamento, e contemplam os investimentos que estão sendo realizados pela concessionária entre 2009 e 2012, nas modalidades: abastecimento de água, esgotamento sanitário e desenvolvimento institucional.

 

Com isso, a empresa prevê a continuidade da ampliação do sistema de distribuição de água tratada, com a construção da 1ª fase do novo Sistema Adutor que representará um acréscimo de 150 litros de água por segundo no sistema, além de recursos para a construção de novas ligações, elevatórias e reservatórios.

 

Já no Sistema de Esgotamento Sanitário estão previstas obras estabelecidas no Termo de Aditamento de Conduta (TAC), assinado em 2007 com o Ministério Público e Prefeitura Municipal de Limeira, como a construção de interceptores, Estações Elevatórias, sifões, execução de novas ligações e troca de redes antigas.

 

Na modalidade Desenvolvimento Institucional, os recursos contemplarão as instalações e substituições de equipamentos, de redes antigas e deterioradas de água e esgoto, além da troca de coletores de esgoto, de micro e macro medições, automação e a reabilitação de unidades operacionais.

 

Tais investimentos atendem às obrigações contratuais determinadas pelo poder concedente, a Prefeitura Municipal de Limeira, no último aditamento ao Contrato de Concessão assinado em junho/2009, para que o município de Limeira tenha condições de saúde pública excepcionais para a sua população, respeito ao meio ambiente (na medida em que avança no tratamento de esgoto gerado na sua zona urbana), além de propiciar condições favoráveis e diferenciadas para a atração de novas empresas para a cidade, principalmente aquelas que necessitam de um “selo” ambiental agregado a seus produtos e serviços.

 

A Foz do Brasil, unidade Limeira, foi a primeira concessão privada dos serviços de água e esgoto no Brasil, com índice de aceitação pública de 99%. A qualidade da água tratada pela empresa é certificada pela ISO 9001 que atende plenamente a Portaria 518 do Ministério da Saúde e as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

 

A empresa opera com índices de perda inferior a 17%, um dos mais baixos do Brasil,  enquanto o índice nas bacias PCJ estão na casa dos 37%.

 

Enquanto milhares de domicílios brasileiros continuam sem acesso à rede coletora de esgoto, o município de Limeira atrai novos negócios e gera empregos por apresentar números significativos: 100% da população têm acesso à água potável e à coleta de esgoto, enquanto o volume do esgoto tratado já alcança os 76%, devendo alcançar 90% no final de 2010 e 100% no final de 2011, além de possuir forte programa de investimento, modicidade da tarifa, universalização dos serviços e programas de preservação e conscientização sobre o meio ambiente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo