Fórum na Unicamp discutirá Geoparques como forma de preservação ambiental atrelado ao turismo regional

Na próxima segunda-feira, dia quatro de abril, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá o Fórum “Geoparque: identidade geográfica, cultural e preservação ambiental”, no qual pesquisadores pretendem debater a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento sustentável de várias regiões no Brasil. O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, será um dos palestrantes e apresentará a proposta da entidade de constituição de um Geoparque na Bacia do Rio Corumbataí.
O Consórcio PCJ encaminhou ao final de 2015 à Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura) estudos preliminares elaborados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) sobre a viabilidade de implantação de um Geoparque naquela localidade e há pouco mais de um mês atrás a Unesco respondeu positivamente sobre o potencial de um Geoparque na Bacia do Corumbataí.

Segundo e-mail enviado pela responsável pelo Programa de Geoparques na América Latina, a uruguaia Denise Gorfinkiel, “os documentos enviados pelo Consórcio são muito interessantes e me permitem dizer que a área contém características para o estabelecimento de um Geoparque”.

O Fórum sobre Geoparques organizado pela Unicamp terá como objetivo demonstrar que o Brasil possui grande potencial para criação de geoparques como forma de potencializar a proteção ambiental em diversas áreas, assim como promover o desenvolvimento sustentável aliado à preservação do patrimônio cultural e histórico de onde se insere. Atualmente, existem 120 geoparques no mundo.

Segundo Luciana Cordeiro de Souza, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, uma das organizadoras do Fórum Geoparque: Identidade Geográfica, Cultural e Preservação Ambiental, o entendimento do geoturismo como principal atividade a ser desenvolvida é chave para a compreensão do funcionamento dos geoparques. Esse turismo reforçaria a identificação da população com sua região, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, gerando novos empregos e atraindo capital privado. Discutir formas de unir inovação e desenvolvimento sustentável é um dos objetivos do Fórum Geoparque: Identidade Geográfica, Cultural e Preservação Ambiental, que será realizado na Unicamp no dia 4 de abril e reunirá especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, a implantação de geoparques se configura como uma grande alternativa para fomentar o desenvolvimento das bacias hidrográficas sem comprometer os recursos hídricos. “Unir preservação, pesquisa, turismo e ainda proteção aos mananciais constitui uma saída inteligente para os desafios futuros de uma região preocupada com o desenvolvimento sustentável”, comenta Lahóz.

Na visão do Consórcio PCJ, o desenvolvimento de atividades voltadas ao turismo geológico e ecoturismo contribuiria para a preservação dos recursos hídricos e meio ambiente da região. Por isso, a entidade está buscando parceiros entre os poderes públicos locais, o poder legislativo e a iniciativa privada para financiar e iniciar a implantação do projeto. Interessados em obter mais informações sobre a iniciativa, devem entrar em contato pelo e-mailassessoria.se@agua.org.br.

O Fórum Geoparque: Identidade Geográfica, Cultural e Preservação Ambiental é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), com o apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp,  e acontecerá no dia quatro de abril, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, situado à Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP). É necessário fazer inscrição prévia. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no site: http://www.gr.unicamp.br/penses/forum-geoparques/

 

forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo