Após nove encontros realizados desde 2013 em todos os municípios da bacia e concluído na última reunião, em Piracicaba (SP), no último dia 23 de maio, o Fórum de Defesa do Rio Corumbataí compilou relatórios municipais e montou um diagnóstico da situação da bacia hidrográfica para enviá-los ao Governo do Estado de São Paulo em busca de recursos para preservação e recuperação. O Consórcio PCJ tem apoiado a iniciativa e participou de todas as reuniões, sempre com algum representante da equipe técnica.
“Nós precisamos ter em mãos todos os relatórios para podermos chegar ao governador e apresentar o custo para recuperar a Bacia do Rio Corumbataí”, afirmou o idealizador do Fórum, o vereador de Piracicaba e, também, membro do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, José Aparecido Longatto.
O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba, Wlamir Schiavuzzo, foi o primeiro a expor os trabalhos desenvolvidos pela autarquia sobre os recursos hídricos. “Estamos tratando, praticamente, 100% do esgoto por meio da ETE – Bela Vista, recém-inaugurada”, destacou. Na sequência, a assessora de comunicação da Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelo tratamento do esgoto de Rio Claro, Talita Requena, explicou sobre as perdas de água, abastecimento, tratamento de resíduos e qualidade da água oferecida àquela cidade. O presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e vereador pelo município de Rio Claro (SP), Julio Lopes, informou que até 2016 a cidade irá tratar 100% de seus esgotos coletados.
Posteriormente as autoridades de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, Analândia, Rodrigo Balerini e Charqueada, Melissa Sampaio, fizeram suas explanações sobre os trabalhos de conservação do Meio Ambiente como um todo.
Representando o Consórcio PCJ, esteve presente o coordenador de projetos, Guilherme Valarini. “A bacia do rio Corumbataí já teve grandes avanços, como é o caso do tratamento de esgoto que no momento o índice é de 78%, porem atualmente é necessário chegar a 100% de tratamento e intensificar o trabalho voltado a preservação e recuperação das matas que protegem as nascentes para uma melhora da qualidade e quantidade de água nos mananciais da bacia”.
Participaram, ainda, desta edição, os vereadores de Piracicaba Luiz Carlos Arruda, Paulo Camolesi e João Manoel dos Santos, além dos parlamentares de Santa Gertrudes Levi Xavier e Glauson Silva.
Oito cidades, ao entorno de Piracicaba, integram o Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. São elas: Analândia, Corumbataí, Charqueada, Itirapina, Ipeúna, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ