Companhia é pioneira, entre empresas privadas na Bacia do Rio Jundiaí, a filiar-se ao Consórcio PCJ
A sustentabilidade é um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA Brasil, que em 2017 tornou-se o mais novo associado do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). O cuidado com o meio ambiente e a preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima de seus produtos, refletem o pensar global e o agir localmente da companhia, que passa a ser a primeira empresa privada localizada na bacia do Rio Jundiaí a filiar-se ao Consórcio PCJ.
Essa cultura de negócios, focada simultaneamente na geração de valor econômico e ambiental, não se manifesta apenas na adoção de procedimentos para economia e reuso da água em suas fábricas, como ocorre na unidade sediada no município de Jundiaí. A empresa também participa ativamente de iniciativas externas para aumentar a disponibilidade de água para a sociedade como um todo.
Exemplo desse compromisso: em 2015, o conjunto de empresas engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil alcançou a meta de devolver à natureza o dobro da água utilizada em seu processo produtivo, por meio de programas de reflorestamento e conservação de bacias hidrográficas e de eficiência e reuso do recurso hídrico nas fábricas.
Entre os fabricantes destacou-se nesse esforço a unidade da Coca-Cola FEMSA Brasil em Jundiaí. Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas e referência mundial em relação à eficiência hídrica.
A planta, em mais de duas décadas (1993-2014), reduziu de 6 litros para 1,4 litro a quantidade de água utilizada para cada litro de bebida produzida. Esse índice representa a quantidade do recurso utilizada em todo o processo produtivo e não somente a água que compõe o refrigerante.
A economia gerada pelas medidas adotadas para redução do consumo deu-se através dos investimentos da ordem de US$ 5 milhões, em 2014, nas linhas de produção para o melhor aproveitamento da água, troca de equipamentos, reuso de água nos processos industriais e campanhas de conscientização entre os colaboradores
Quanto ao descarte, vale ressaltar que a água utilizada na produção, depois de tratada em uma estação da própria fábrica, conforme legislação vigente é encaminhada também à CSJ (Companhia de Saneamento de Jundiaí), que faz um tratamento complementar. Desse modo, o que não vai para a garrafa volta ao meio ambiente limpo e tratado.
Por causa dessas iniciativas, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí recebeu em 2015 o “Troféu Planeta”, da Coca-Cola Brasil, na categoria “Água”, e, no ano seguinte, o Prêmio de Conservação e Reuso de Água, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), promovido anualmente em reconhecimento às melhores práticas do setor industrial.
Com exemplos como o da fábrica de Jundiaí, o desempenho do Brasil contribuiu para que, em âmbito mundial, a The Coca-Cola Company e seus engarrafadores em todo o planeta atingissem o objetivo global de repor no meio ambiente toda a água que utilizam na produção de suas bebidas – um volume estimado em 191,9 bilhões de litros de água em 2015. Foi a primeira empresa da lista das 500 maiores da revista Fortune a alcançar esse resultado. A meta global de reposição estava prevista para 2020, mas foi atingida em 2015, portanto com cinco anos de antecedência.
Compromisso com a recuperação das Bacias do PCJ
Ainda no que diz respeito à conservação do recurso hídrico, destaca-se a parceria da Coca-Cola FEMSA Brasil com a organização não-governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), organização ambiental líder no mundo, coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, que tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica para 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas.
A Coca-Cola e a Coca-Cola FEMSA fazem parte da Coalizão desde seu lançamento, em novembro de 2015, e em conjunto com outras empresas estão apoiando ações para pôr em prática uma série de medidas voltadas à proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Esses rios cruzam uma região onde vivem mais de cinco milhões de pessoas e abastecem represas essenciais para a população do interior de São Paulo e da região metropolitana da capital paulista.
As medidas incluem a restauração de florestas em áreas de mananciais, o apoio a políticas públicas para a recuperação florestal e o engajamento do produtor rural na preservação das fontes de água. O trabalho começou em 2016 pela restauração de áreas fundamentais para a saúde dos mananciais, em propriedades rurais de Jundiaí, em uma ação que beneficiará, no médio prazo, os mais de 350 mil habitantes do município.
Uma das ações conjuntas entre a FEMSA e a TNC foi a participação da empresa no plantio de 1.200 mudas de árvores para a preservação da nascente do Rio Capivari, em Jundiaí, uma das essenciais fontes de água que alimentam o abastecimento regional. Realizado em março deste ano, como parte das comemorações da Semana da Água, o mutirão contou com a presença de dezenas de voluntários da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“Ao investir em soluções sustentáveis de gestão hídrica, a Coca-Cola FEMSA Brasil está compartilhando valor com a sociedade, pois os ganhos não beneficiam somente a empresa, mas toda a população. A companhia é permanentemente comprometida com o uso responsável da água e, desse modo, permanece focada em continuar avançando em seus programas voltados à eficiência na utilização dos recursos hídricos”, enfatiza Rodrigo Simonato, gerente de assuntos corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O pioneirismo da FEMSA em associar-se ao Consórcio PCJ, entre as empresas privadas instaladas na Bacia do Rio Jundiaí, está perfeitamente alinhado a esse compromisso, também ressalta Rodrigo. De acordo com ele, a companhia tem a convicção de que poderá, com sua expertise, contribuir de forma consistente para fortalecer o histórico e exemplar trabalho da entidade e dos demais consorciados na gestão das águas das Bacias do PCJ, desse modo estendendo para uma ampla comunidade nessa região os benefícios de sua atuação como empresa líder em sustentabilidade.
Outros projetos de sustentabilidade
A Coca-Cola FEMSA Brasil desenvolve diversificadas ações para as comunidades onde atua, voltadas ao estilo de vida saudável, bem-estar, cultura, e conscientização ambiental, entre outras. A Praça da Cidadania é uma delas. A ação promove orientações sobre cuidados com a saúde e nutrição para adultos e crianças, disponibiliza informações sobre preservação do meio ambiente e oferece diversos serviços gratuitos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Em 2016, o projeto atendeu mais de 12 mil pessoas, com 40 tipos de serviços e contou com mais de 2 mil voluntários entre colaboradores da própria empresa, e parcerias com instituições e prefeituras locais.
O Festival das Escolas; o Projeto Movimente-se; o atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem – continuidade do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem –; Minha Galera Faz Eco; Visita à Fábrica da Felicidade e Coletivo Reciclagem são outras iniciativas da companhia, voltadas à saúde e bem-estar, ao estilo de vida saudável e à preservação do meio ambiente.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
O grupo mexicano Coca-Cola FEMSA produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).
A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.
No Brasil está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, conta com uma estrutura de 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.