Fábrica da Coca-Cola FEMSA em Jundiaí conquista certificação internacional de gestão sustentável da água

Empresa associada ao Consórcio PCJ é a segunda unidade da companhia no Brasil a receber a certificação AWS, que reconhece práticas inovadoras de eficiência hídrica e preservação ambiental

A Coca Cola FEMSA Brasil, empresa associada ao Consórcio PCJ, conquistou esta semana, a certificação internacional AWS (Alliance for Water Stewardship). Um reconhecimento global que atesta a excelência em práticas de gestão sustentável da água.

Desde o início de suas operações, em 1993, a unidade reduziu em cerca de 80% o volume de água utilizado por litro de bebida produzida. Entre 2023 e 2024, a taxa caiu de 1,34 para 1,32 litros de água por litro de bebida, o que representa uma economia anual de aproximadamente 700 milhões de litros — o equivalente a 280 piscinas olímpicas.

Segundo Gilberto Carlos de Sousa, gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, a certificação reforça o compromisso sustentável da empresa: “Essa conquista é fruto de um trabalho contínuo, que envolve nossos colaboradores, a comunidade e o poder público, sempre em busca do equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.”

Vale destacar que além dos investimentos em reduzir o consumo de água nos processos produtivos, a fábrica de Jundiaí desenvolve projetos de impacto socioambiental, como o RenovAção, em parceria com a Prefeitura e a ONG Gaia Social que já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede pública com ações de educação ambiental e o Projeto Olhos da Serra, gerenciado pelo Consórcio PCJ, que visa preservação da Serra do Japi e já resultou na conservação de 833 nascentes e na devolução de 5,5 bilhões de litros de água ao solo, por meio do reflorestamento e combate a incêndios.

Em julho, a gestora do Olhos da Serra e coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, Mariane Leme, esteve na planta de Jundiaí apresentando o Projeto Olhos da Serra como projeto integrante para atender às diretrizes desta Certificação AWS às partes interessadas de Jundiaí.

Para ela, o certificado internacional demonstra o quão possível é cuidar dos mananciais de forma integrada: “A parceria com a Coca-Cola FEMSA, principalmente no que tange ao Projeto Olhos da Serra mostra como iniciativas comunitárias e práticas corporativas sérias podem caminhar juntas para a preservação da água e do meio ambiente”, completa.

Sobre a Fábrica de Jundiaí

Com 190 mil m² de área construída, mais de 1.300 colaboradores diretos e produção de 2 bilhões de litros de bebidas por ano em 16 linhas de envase, a planta de Jundiaí é responsável por 31% da produção nacional da companhia. Além da certificação AWS, a unidade já recebeu o Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reuso de Água, e destina 100% de seus resíduos à reciclagem, sem envio para aterros sanitários.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano. Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.

A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela.

Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo