Empresa associada ao Consórcio PCJ é a segunda unidade da companhia no Brasil a receber a certificação AWS, que reconhece práticas inovadoras de eficiência hídrica e preservação ambiental
A Coca Cola FEMSA Brasil, empresa associada ao Consórcio PCJ, conquistou esta semana, a certificação internacional AWS (Alliance for Water Stewardship). Um reconhecimento global que atesta a excelência em práticas de gestão sustentável da água.
Desde o início de suas operações, em 1993, a unidade reduziu em cerca de 80% o volume de água utilizado por litro de bebida produzida. Entre 2023 e 2024, a taxa caiu de 1,34 para 1,32 litros de água por litro de bebida, o que representa uma economia anual de aproximadamente 700 milhões de litros — o equivalente a 280 piscinas olímpicas.
Segundo Gilberto Carlos de Sousa, gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, a certificação reforça o compromisso sustentável da empresa: “Essa conquista é fruto de um trabalho contínuo, que envolve nossos colaboradores, a comunidade e o poder público, sempre em busca do equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.”
Vale destacar que além dos investimentos em reduzir o consumo de água nos processos produtivos, a fábrica de Jundiaí desenvolve projetos de impacto socioambiental, como o RenovAção, em parceria com a Prefeitura e a ONG Gaia Social que já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede pública com ações de educação ambiental e o Projeto Olhos da Serra, gerenciado pelo Consórcio PCJ, que visa preservação da Serra do Japi e já resultou na conservação de 833 nascentes e na devolução de 5,5 bilhões de litros de água ao solo, por meio do reflorestamento e combate a incêndios.
Em julho, a gestora do Olhos da Serra e coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, Mariane Leme, esteve na planta de Jundiaí apresentando o Projeto Olhos da Serra como projeto integrante para atender às diretrizes desta Certificação AWS às partes interessadas de Jundiaí.
Para ela, o certificado internacional demonstra o quão possível é cuidar dos mananciais de forma integrada: “A parceria com a Coca-Cola FEMSA, principalmente no que tange ao Projeto Olhos da Serra mostra como iniciativas comunitárias e práticas corporativas sérias podem caminhar juntas para a preservação da água e do meio ambiente”, completa.
Sobre a Fábrica de Jundiaí
Com 190 mil m² de área construída, mais de 1.300 colaboradores diretos e produção de 2 bilhões de litros de bebidas por ano em 16 linhas de envase, a planta de Jundiaí é responsável por 31% da produção nacional da companhia. Além da certificação AWS, a unidade já recebeu o Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reuso de Água, e destina 100% de seus resíduos à reciclagem, sem envio para aterros sanitários.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano. Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.
A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela.
Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.
