Extrema adere ao projeto Espaços Eco Hídricos do Consórcio PCJ

O município de Extrema (MG) também aderiu oficialmente ao Projeto “Espaços Eco Hídricos” do Consórcio PCJ na última quinta-feira, dia nove de novembro, com o envio do Termo de Adesão assinado pelo prefeito municipal, João Batista da Silva. A cidade é a terceira em aderir ao projeto ao lado de Indaiatuba e Piracicaba (SP).
Extrema fica na divisa com o Estado de São Paulo e região de cabeceira das Bacias PCJ, uma região estratégica por possuir as nascentes dos principais mananciais que vão abastecer a Grande São Paulo, a região metropolitana de Campinas e os aglomerados urbanos de Jundiaí e Piracicaba.

A cidade possui forte atividade turística devido ao apelo das suas paisagens naturais encantadoras, como a Serra do Lobo Guará, de onde é possível realizar saltos de paraglider, o Parque municipal Cachoeira do Jaguari, o Parque Ecológico Pico dos Cabritos, além das prainhas do Salto e prainha do Juncal. As corredeiras do Rio Jaguari, que cruza o município, é um local repleto de aventuras com Rafting.

A secretaria de turismo organizou todas as atrações, serviços e equipamentos turísticos em cinco rotas: das Pedras, do Sol, dos Ventos e das Águas. O objetivo é orientar o fluxo turístico e integrando o turismo de Extrema com as cidades vizinhas.

Extrema também possui excelentes exemplos de iniciativas de preservação, como o renomado Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) intitulado conservador das Águas de que atende mais de 170 produtores rurais e já plantou 1,3 milhão de mudas nativas e recuperou mais de 30% de matas ciliares.

Tanto os pontos turísticos como os locais atendidos por projetos de conservação poderão ser chancelados como “Espaços Eco Hídricos”. De posse da assinatura do termo de adesão, o próximo passo será definir com o município de Extrema os locais que receberão a chancela e formas de cooperação com o Consórcio PCJ.

Os “Espaços Eco Hídricos” tem como objetivo fomentar a preservação dos recursos hídricos na região ao estimular ações de conservação, de ecoturismo e turismo rural, valorizando a difusão da cultura regional, gastronomia, hotelaria e ações que direta ou indiretamente possam vir a contribuir com o fortalecimento da sustentabilidade.

Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos estruturais em gestão de recursos hídricos como também da sensibilização da comunidade sobre a problemática da água. Diante disso, a entidade formatou o projeto dos “Espaços Eco Hídricos” como forma de ampliar o turismo preservacionista na região.

O projeto busca incorporar e reafirmar valores de estruturas e potenciais já existentes no município, tais como: museus, parques, lagos, sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de educação ambiental com tradição e estrutura física, áreas de reflorestamento, entre outros.

Para receber a chancela do Consórcio PCJ, os municípios precisam cumprir determinadas contrapartidas previstas no termo de adesão e passar por auditoria dos técnicos da entidade que verificarão se as exigências estão sendo atendidas.

Desde o segundo trimestre de 2017, o Consórcio PCJ iniciou envio de ofício de lançamento do projeto e iniciou o agendamento de visitas aos municípios interessados em receber o título de “Espaços Eco Hídricos”. E desde setembro, as cidades estão procurando a entidade para oficializar a adesão ao projeto e receber a chancela, respeitando as diretrizes exigidas.

Municípios interessados em aderir ao projeto ou empresas em se tornar parceiras da iniciativa podem obter mais detalhes pelo e-mail agua@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

16 de novembro de 2025

Categoria é voltada às reportagens jornalísticas e produtos de comunicação desenvolvidos nas Bacias PCJ Os trabalhos de comunicação “Podcast: Histórias da Floresta: E eu com…

Pular para o conteúdo