Consórcio PCJ e Agência de Bacias PCJ apresentaram as experiências da região no mundo da água
O 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense aconteceu em Criciúma (SC), no último dia 07 de agosto, quarta-feira e teve como um dos cases apresentados a experiência de gerenciamento dos recursos hídricos das Bacias PCJ, com as palestras do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e do diretor administrativo e financeiro da Fundação Agência de Bacias PCJ, Ivens de Oliveira.
O evento contou com participações de representantes da indústria, agropecuária, educação e diversas entidades de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Santa Catarina. Os participantes tiveram a missão de debater ideias e ações transformadoras para uma gestão de recursos hídricos mais eficiente.
As palestras de Lahóz e de Oliveira abordou a caminhada das Bacias PCJ para a completa constituição do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, abordando os desafios e conquistas da gestão da água da região que é referência nacional na área.
Lahóz, discutiu o tema proposto, “Água e Saneamento para todos: Pactos de Gestão”. “Nós apresentamos um sistema com o modelo francês que adotamos e deu certo. O modelo foi implantado aqui no país com a Lei Estadual de São Paulo 7.663/91. A evolução foi acontecendo de forma continua durante os anos o que proporcionou que as Bacias PCJ saíssem de 3% de tratamento de esgoto para 75%”, afirmou o Secretário Executivo do Consórcio PCJ.
Para os organizadores do evento, as experiências das Bacias PCJ é animadora e podem render bons frutos em forma de parcerias entre Comitês Araranguá e Urussanga e o Consórcio PCJ. Além da entidade e a Agência PCJ, o 3º Diálogo contou com o apoio da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá (AGUAR), da Secretaria do Estrado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).
O Consórcio PCJ aproveitou a visita à Santa Catariana e esteve presente em visita técnica ao reservatório que abastece sete municípios da região, Barragem de São Bento, gerenciado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A empresa estadual foi a responsável pelo acompanhamento ao reservatório.
Foi realizada a distribuição da última edição do Jornal Água Viva, que é o informativo oficial do Consórcio PCJ, fato que causou manifestações de elogios pelo fato da Entidade agregar municípios e um grande número de Empresas, usuárias de água, mesclando a participação na gestão da água do setor público e privado, trazendo grandes ganhos para a comunidade.
Foi lançado pelos organizadores do evento e os convidados das Bacias PCJ a proposta de ampliar as trocas de experiências entre bacias hidrográficas com objetivo de fortalecer o sistema de gerenciamento de recursos hídricos nacional.