Eventos Extremos começam a ser debatidos pelo Consórcio PCJ buscando se antecipar a época de chuvas

 

10/08/2011

Tema será debatido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade com os municípios participantes da Semana da Água 2011

Procurar entender e orientar as pessoas sobre o comportamento em situações de eventos extremos será o tema dos debates da segunda etapa das capacitações do Projeto “Semana da Água 2011 – Todos por um Mundo Melhor”, com início nesta quarta-feira (10), no SAAE de Atibaia (SP). O Evento é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental.

Nesse encontro será debatido o que são eventos extremos e por que devemos nos preocupar com isso, além de uma retrospectiva histórica sobre os regimes hidrológicos nas bacias PCJ. Ainda estão previstos mais dois encontros, um em Pedreira (SP), no dia 17 de agosto, e outro em Rio Claro(SP), no dia 24.

As capacitações de educação ambiental também serão acompanhadas pelo Grupo de Eventos Extremos, criado este ano pelo Consórcio PCJ para discutir e elaborar propostas visando o gerenciamento e administração com maior eficiência quanto aos efeitos desses acontecimentos na região.

As bacias PCJ sempre tiveram problemas sérios de abastecimento durante a época de estiagens. No entanto, os últimos verões ocasionaram chuvas além das médias históricas, possibilitando inclusive que o Sistema Cantareira atingisse sua capacidade máxima de armazenamento de água.

Tempestades devem se intensificar na região gerando enchentes diz estudo

Um estudo recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), concluiu que a ocorrência de tempestades deve dobrar no sudeste do Brasil, além dos fenômenos serem acompanhados de altas taxas de precipitação, granizo, raios, vendavais e aumento da possibilidade de enchentes. Segundo os dados do INPE, isso está relacionado ao aumento de 0,6ºC da temperatura superficial do Oceano Atlântico e ao aquecimento global.

O objetivo do Consórcio PCJ em inserir esse tema na Semana da Água 2011 é capacitar alunos da rede pública e privada dos municípios da bacia com foco no comportamento a se tomar em situações de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos de terras e grandes períodos de estiagem.

Já o Grupo técnico criado pela entidade para acompanhamento desse tema, acredita que as realidades e desafios das Bacias PCJ demonstram a necessidade de aperfeiçoamento quanto a convivência com eventos extremos e a demanda quanto a elaboração e ampliação de planos de contingência regionais, municipais e das empresas consorciadas. Destaca-se ainda a carência de capacitação dos setores da sociedade, mobilização e integração.

O projeto Semana da Água é aplicado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ há 17 anos e já capacitou mais de dois milhões de educadores e alunos de forma direta e mais de quatro milhões de forma indireta sobre uso racional de água e a disponibilidade hídrica na nossa região. No total, 30 munícipios participaram da primeira etapa no primeiro semestre com a capacitação dos chamados agentes de interlocução que depois retransmitirão os conhecimentos adquiridos para as escolas em seus respectivos municípios. O objetivo no segundo semestre é o envolvimento de todos os municípios consorciados.

Para saber mais sobre o Projeto Semana da Água e as ações do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, acesse o site www.agua.org.br e o twitter www.twitter.com/consorcio_pcj.

  Tema será debatido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade com os municípios participantes da Semana da Água 2011

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo