Evento em Piracicaba debate renovação da outorga do Sistema Cantareira na próxima sexta-feira (09)

Consórcio PCJ realiza 2º Talk-Show “Sistema Cantareira: Um Mar de Desafios” na Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP), sediará na próxima sexta-feira, dia 09, a partir das 9h, o 2º Talk-Show “Sistema Cantareira: Um Mar de Desafios”, no auditório do Pavilhão de engenharia. O evento é realizado pelo Consórcio PCJ e parceiros com o objetivo de esclarecer e articular a comunidade em torno das discussões que cercam a renovação da outorga do sistema, prevista para ocorrer em 2014.

Estão confirmados para discutirem o assunto engenheiro agrônomo e professor doutor do Departamento de Engenharia da Esalq, Marcos Vinicius Folegatti, o engenheiro civil e professor doutor do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, o sociólogo e professor doutor do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Unicamp, Roberto do Carmo, a engenheira civil e consultora técnica sênior da Sanasa/Campinas, Adriana Isenburg e o vereador de Piracicaba e coordenador dos Fóruns de defesa do Rio Piracicaba e Capivari, José Longatto.

Também estarão presentes na abertura do Talk-Show, as autoridades: representando o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), o promotor de justiça Dr. Ivan Carneiro, o jurista ambiental e professor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Dr. Paulo Affonso Leme Machado, e o prefeito de Camanducaia (MG), Célio de Faria Santos, que na ocasião representará o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini.

O Talk-Show será composto por quatro blocos. No primeiro uma pergunta comum é realizada a todos os entrevistados. No bloco dois, uma roda de conversa será estabelecida com cada um dos entrevistados respondendo a perguntas de suas áreas de atuação. Já a terceira etapa do evento, contará com a participação da publico presente com a realização de perguntas aos entrevistados. O Talk-Show se encerrará no bloco quatro, com as considerações finais dos entrevistados.

O Sistema Cantareira é um conjunto de represas situado nas nascentes das bacias PCJ. Ele responde pelo abastecimento de 9 milhões da Grande São Paulo e mais de 5 milhões nas bacias PCJ. As duas regiões representam o primeiro e o terceiro parque industrial do país, respectivamente. 

Desde a renovação da outorga, em 2004, definiu-se que 31 mil litros por segundo são enviados para a Grande São Paulo e 5 mil litros por segundo ficaram assegurados para as bacias PCJ. Também, a partir de então, a gestão do sistema passou a ser compartilhada entre as duas regiões, por meio da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) vinculada aos Comitês PCJ.

Para a renovação da outorga, prevista para ocorrer em 2014, o grande desafio está em aumentar a vazão para nossa região. Os atuais 5 mil litros por segundo se mostram insuficientes para assegurar o abastecimento dos municípios em época de estiagem (julho a outubro). Em 2011, houve a necessidade de liberação de 12 mil litros por segundo, e nesse ano o Sistema Cantareira chegou liberar nove mil litros por segundo para as Bacias PCJ. A adequação da ferramenta banco de águas (saldo positivo, ou seja, quando não há necessidade de liberar as vazões mínimas, gerando uma espécie de poupança de água, para ser usada em liberações de estiagens) também se configura como importante nas discussões da nova renovação de outorga.

O Consórcio PCJ realizou o primeiro Talk-Show no mês de maio, em Campinas, no auditório D. Gilberto, na PUC. A entidade quer com a realização dessa sequência de eventos esclarecer a comunidade sobre a importância do sistema no desenvolvimento sustentável das Bacias PCJ e do Alto Tietê, onde está situada a Grande São Paulo. O objetivo é contribuir com ideias e soluções para a construção de um acordo harmonioso para a renovação da outorga em 2014.

Esta edição do Talk-Show “Sistema Cantareira: Um Mar de Desafios” conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Piracicaba, do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae), da Esalq, dos Comitês PCJ, da Fundação Agência PCJ, da Agemcamp, da Agência Reguladora de Saneamento (Ares-PCJ) e do Colegiado De Entidades Da Campanha Pela Água.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo