Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Evento ambiental na Fiesp debate uso da água subterrânea no Brasil e reúso de águas com participação de empresas da Europa

02 abril 2019



Plataforma ambiental expõe realidade e soluções europeias para analisar o tratamento da água de reúso e do chorume no país

O Instituto Água Sustentável e a plataforma Ambiental Mercantil realizam na Fiesp, em São Paulo, de segunda (1º/4) até quarta-feira (3/4), o seminário “Água Subterrânea: Mitos e Verdades Sobre Seu Uso”.

Na ocasião, especialistas da área ambiental debaterão os diversos aspectos da utilização da água subterrânea no Brasil, com destaque para a programação que fecha o seminário no dia 3, quando a Ambiental Mercantil – marca da empresa alemã SUPPLYgoGREEN technologies for a green world® – apresentará algumas tecnologias e soluções europeias para a questão.

No mesmo dia, também serão discutidos por especialistas os seguintes temas: tratamento do chorume por osmose reversa, com o palestrante Marcelo Viegas Soares (LTM Brasil); efluentes de aterro sanitário no Brasil, com Francisco José Pereira de Oliveira (Fral Consultoria); gestão de águas e efluentes em aterros, com Fabiano do Vale Souza (Solví); tratamento de lixiviados de aterros sanitários em conjunto com esgoto sanitário e suas implicações, com Ronan Cleber Contrera (USP); e sustentabilidade e tratamento de chorume, com Antonio Donizete Soler (ADS).

A fundadora da Ambiental Mercantil, Simone Horvatin, também participará por meio de vídeo, diretamente da Alemanha, apresentando tecnologia de limpeza a vapor exclusiva da empresa Gröninger Systems, da Holanda. A limpeza a vapor é voltada para tanques industriais e caminhões de silo – tanto os que transportam alimentos como produtos químicos perigosos, com foco especial no uso e reúso da água residual de cada limpeza.

“O seminário ‘Água Subterrânea’ é uma oportunidade de discutirmos questões de suma importância para o meio ambiente brasileiro, como o tratamento da água de reúso e do chorume”, diz Betina Galerani Rodrigues Alves, PhD em sustentabilidade formada pela USP e diretora de eventos da Ambiental Mercantil. “São temas pouco debatidos no Brasil, mas que ganham enfoque em outros países. É justamente essa experiência que queremos apresentar, disponibilizando conhecimento europeu para nosso próprio desenvolvimento”, explica a PhD.

Experiência trazida da Europa

A Ambiental Mercantil realizou seu primeiro evento no Brasil há dois anos, em Salvador, a convite da Federação das Indústrias da Bahia. O Ambiental Mercantil ExpoBahia 2017 abordou temas como águas, energias e resíduos sólidos. A feira teve apoio de consulados e órgãos diplomáticos alemães situados no Brasil.

A plataforma é uma marca da empresa alemã SUPPLYgoGREEN technologies for a green world®, integrante da UmweltCluster Bayern (associação das empresas ambientais da Baviera), que busca tecnologias e soluções para as indústrias brasileiras da área ambiental e organiza visitas técnicas à Alemanha.

A brasileira Simone Horvatin, fundadora das empresas, mora em Munique e diz que sua meta é levar para os brasileiros sua vivência de 20 anos em um dos países mais desenvolvidos do mundo na questão ambiental e poder aproximá-los da experiência europeia, desenvolvendo o setor no Brasil e estimulando a sustentabilidade. “Tem de haver mais interesse dos governos no incentivo às políticas de tecnologias ambientais, à participação das indústrias e ao engajamento de cidadãos comuns, pois soluções já existem”, afirma Horvatin.

O seminário “Água Subterrânea: Mitos e Verdades Sobre Seu Uso” tem, ainda, a participação das instituições FABHAT e Alto Tietê; o patrocínio de LTM Brasil, Hidroplan, Fral, Gröninger, Solví, Uniper, Maxiágua, Ataesp, Rentaltech, Onnit, Perfugel e ADS; e o apoio de Abes São Paulo, Abas, IAH AIH, Consórcio PCJ, Aesabesp e ABLP.

Seminário “Água Subterrânea: Mitos e Verdades Sobre Seu Uso”

Quando: 1º, 2 e 3 de abril

Onde: Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César, São Paulo, SP

Mais informações e programação completa: download.aguasustentavel.org.br/eventos2019


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?