Estudo sobre metodologia comum para cálculo de perdas de água nas Bacias PCJ é concluído

O Consórcio PCJ elaborou norma técnica com elementos para a criação de índice regional para medir as perdas hídricas nas Bacias PCJ. A proposta foi apresentada na Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA), em setembro, e agora está de posse dos Comitês PCJ que decidirá quanto a promoção em todos os municípios da região do novo modelo, podendo ser executado em conjunto com a metodologia aplicada atualmente pelos serviços de água ou a adoção plena pela nova forma de cálculo.
O procedimento apresentado pelo Consórcio PCJ estabelece as diretrizes básicas para a determinação do índice de perdas na captação e distribuição de água para abastecimento público (água potável), e contempla todas as variáveis importantes desde a água captada para água bruta, o volume produzido nas estações de tratamento e/ou agua importada, volumes consumidos medidos e/ou estimados e volumes de serviço; estabelecendo através de um Matiz de Balanço Hídrico este índice de Perdas.

O índice de perdas regional proposto levará em conta o balanço hídrico de cada município da região. No entanto, o balanço hídrico possui diversas formas de ser calculado, dependendo do modelo utilizado, o que pode gerar distorções ao comparar entre um método ou outro. Diante disso, houve uma necessidade em se padronizar uma terminologia que fosse conhecida e empregada pelas companhias de saneamento do mundo todo.

A Força Tarefa de Perdas de Água da IWA (International Water Association) elaborou abordagem padrão das melhores práticas internacionais para o cálculo do Balanço Hídrico, com a definição de todos os termos envolvidos, com o propósito de padronizar as terminologias. O trabalho resultou numa matriz onde são apresentadas as variáveis mais importantes para a composição dos fluxos e usos da água e é com base nesses dados e complementados com os subsídios do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) do Governo Federal, que o estudo para a elaboração de metodologia para cálculo de perdas regional foi produzido.

“A aplicação deste método para a determinação de índice de perdas que possa ser utilizado com critérios comuns para toda a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, fornece um parâmetro importante para um eficaz monitoramento das perdas hídricas nas redes públicas de abastecimento”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Segundo o técnico responsável pelo estudo do Consórcio PCJ, o engenheiro Sérgio Carvalho, o monitoramento das perdas é importante para medir o desempenho e eficácia dos serviços prestados, além de melhorar a saúde financeira dos serviços de abastecimento. “A implementação das atividades de controle e redução de perdas ressalta a necessidade da utilização de ferramentas para avaliação que possam gerar diversos indicadores de desempenho, permitindo comparações, planejamento e avaliação de resultados, além de se estabelecer a metodologia para avaliação da confiabilidade dos indicadores”, comenta.

Um eficaz monitoramento do índice de perdas promove o uso racional da água no abastecimento público, ao mesmo tempo que a eficiência do serviço prestado propicia melhor produtividade com as ferramentas existentes e a postergação de investimentos para a expansão dos sistemas de abastecimento de água.

O crescente aumento do valor nominal do metro cúbico de água em níveis regionais e nacionais devido à escassez ou degradação da qualidade da mesma, sistemas gerenciais para controle de perdas não são apenas recomendados, mas exigidos por organismos de liberação de recursos e de representação da sociedade.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo