Estudo sobre gerenciamento regional de lodos de ETAs e ETEs apresenta seus primeiros resultados

28/03/11

O Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Resíduos Sólidos, apresenta na próxima terça-feira, dia 29 de março, os resultados da primeira etapa do “Estudo de Viabilidade para a Instalação e Operação de Centrais de Lodo nas Bacias PCJ”, que conta com o apoio da Câmara Técnica de Saneamento / GT – Lodos dos Comitês PCJ e está sendo financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Os lodos são resíduos remanescentes dos processos de tratamento de água e esgoto. Com o aumento do acesso ao saneamento básico nos municípios da região, verificado nos últimos 20 anos, estações de tratamento de água e, mais recentemente, de esgotos, uma nova demanda surgiu para os serviços e departamentos de água e esgoto: uma gestão mais eficiente do resíduos gerado nessas estações.

Os custos crescentes gerados pelo gerenciamento atual apontam a necessidade de se buscar alternativas regionais, menos onerosas e sustentáveis. O Consórcio PCJ iniciou em 2010 a elaboração de diagnóstico e cenário na busca de soluções regionais para o gerenciamento integrado dos lodos de ETAs (Estação de Tratamento de Água) e ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto).

No evento dessa terça-feira, serão apresentados os resultados da primeira etapa do estudo, em que constam os cenários de gerações qualitativos e quantitativos no âmbito do projeto.  De acordo com o Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, foram realizadas visitas aos 62  municípios inseridos no projeto para validar os dados. “O estudo busca ampliar e potencializar o processo de articulação, mobilização e orientação dos atores municipais para a coordenação da cooperação técnica e participação nas atividades de apoio na implementação das ações previstas”, explica Vilella.

Durante o encontro, será realizado, ainda, o lançamento e a abertura para consulta pública de proposta de padronização para lançamento de efluentes não domésticos nas redes públicas coletoras. Segundo Vilella, “a uniformização desse procedimento tem grande importância na busca e aperfeiçoamento das soluções”.

 

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura oficial, retrospectiva e novidades

9h00 – Apresentação dos resultados: O Cenário de Geração dos Lodos de ETEs e ETAs nas Bacias PCJ

10h30 – Debates e esclarecimento de dúvidas

11h00 – Lançamento de proposta para elaboração coletiva de regulamento para recebimento de efluentes brutos não-domésticos e lodo de ETA na rede pública coletora ou sistema de esgotamento sanitário.

12h00 – Discussão e intercâmbio de experiências

12h30 – Encerramento

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo