Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Estudo é contratado com objetivo de controlar árvores invasoras que inibem o desenvolvimento de espécies nativas em reflorestamentos de matas ciliares

11 novembro 2019



Levantamento abrangerá as Bacias PCJ com aplicação de piloto na cidade de Piracicaba, em especial no combate à espécie Leucena

O Consórcio PCJ assinou na última segunda-feira, dia 11, no gabinete do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri, ordem de serviço para a empresa Propark Paisagismo e Ambiente LTDA., que ficará responsável pela produção de estudo técnico regional para o controle de espécie vegetal invasora (Leucaena leucocephala) e proposta para programa piloto nas áreas urbanas e periurbanas de Piracicaba (SP). O objetivo do levantamento é além de propor formas de combate da leucena, que é considerada pelos técnicos em reflorestamento como uma praga, já que seu alto potencial de reprodução e crescimento inibe o desenvolvimento das demais espécies de árvores nativas do Brasil, como também sensibilizar a comunidade de que plantar esse tipo de árvore não contribui em nada com o meio ambiente.

Participaram do evento de assinatura, o prefeito Barjas Negri, o secretário de Meio Ambiente, Jose Otávio Menten, e demais integrantes da Secretária de Defesa do Meio Ambiente como também integrantes do gabinete do prefeito, além do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos da entidade, Guilherme Valarini, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

O contrato com a Propark prevê três etapas e será desenvolvido em 90 dias. A primeira fase será o desenvolvimento de material de conscientização sobre os impactos da Leucena ao meio ambiente e aos projetos de reflorestamento, informando a comunidade sobre os problemas que essa espécie vem acarretando nos últimos anos. A segunda fase consistirá na elaboração de caderno com recomendações agronômicas e florestais sobre os possíveis métodos para realização de controle das leucenas.  Por fim, será proposto um projeto de legislação específica para controle para essa espécie e um estudo mais aprofundado sobre o potencial de ganhos econômicos com o corte dela, como uso em compostagem e utilização de suas folhas para a fabricação de herbicidas.

O Consórcio PCJ pretende com essa iniciativa sensibilizar a comunidade, combater uma espécie invasora que se porta como uma praga em reflorestamentos, ao mesmo tempo que gera impactos econômicos positivos com a possibilidade de geração de receita aos municípios com o controle desse tipo de árvore.

O primeiro passo de sensibilização ocorrerá no dia cinco de dezembro, em Rio Claro (SP), durante Reunião do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, formado por vereadores dos municípios associados à entidade, em que técnicos do Consórcio e da empresa Propark farão uma exposição sobre a necessidade de controle das leucenas e seus danos ambientais.

Sobre as Leucenas e seus desertos verdes

A espécie Leucaena leucocephala é proveniente da América Central, mas se espalhou por diversas regiões do país, fato que provocou a abertura de debate sobre a presença dessas árvores na fauna nacional e seus impactos.

Com ampla distribuição por todo o território nacional, a leucena invade os mais variados tipos de ambientes e ecossistemas, sendo bastante preocupante sua capacidade de se estabelecer e dominar rapidamente áreas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nesses locais, a leucena forma verdadeiros “desertos verdes”. Ela impede que a riqueza e diversidade vegetal da área se restabeleçam e consequentemente de toda a vida animal que depende dessas plantas como fonte de alimento, abrigo e refúgio, comprometendo assim, todos os processos ecológicos naturais.

As sementes dessa espécie podem levar anos para serem germinadas no solo, o que dificulta ainda mais o controle das leucenas em áreas infestadas.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?