Estudo atenta sobre a necessidade de início imediato de racionalização de água para poupar Cantareira

A equipe técnica do Consórcio PCJ realizou alguns ensaios tendo em vista a ocorrência de chuvas que está acontecendo nesse ano, as vazões dos rios e a capacidade de armazenamento dos reservatórios do Sistema Cantareira  e constatou a necessidade de início imediato de ações de racionalização do consumo de água por parte dos serviços de água das Bacias PCJ. A entidade emitiu um comunicado a todas as cidades consorciadas e seus serviços de água informando sobre a importância de precaver para um eventual agravamento da estiagem na região.

 
Segundo o estudo, caso as chuvas não se intensifiquem nos próximos meses é provável que o Sistema Cantareira enfrente estresse hídrico já no mês de março de 2014 e as vazões enviadas, tanto para as bacias PCJ como para a Grande São Paulo, sejam comprometidas para se assegurar a capacidade de armazenamento do Sistema para o período de estiagem.
 
De acordo com o ensaio técnico, as vazões de afluência dos reservatórios estão na ordem de 40m3/s abaixo do registrado em 2012, para o mês de dezembro. Atualmente, estão sendo enviados 8 m3/s para o PCJ e 30 m3/s para a Grande São Paulo, totalizando 38 m3/s de vazões a jusante, porém, estão chegando ao Cantareira, por meio dos rios de afluência, aproximadamente 13 m3/s, o que gera um déficit de 24,87 m3/s. Isso explica porque os reservatórios estão baixando seu nível, hoje, em 29% da sua capacidade.
 
Nos estudos elaborados pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio do convênio que estuda alternativas para a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ, quanto a ocorrências climáticas foram constatadas alterações nos períodos chuvosos e de seca. Ou seja, a estiagem está se prolongando além dos períodos normais e os períodos chuvosos também. Isso provoca determinada insegurança, no entanto, acende a esperança que possam ocorrer chuvas além do mês de março de 2014.
 
Com base nesses estudos da equipe técnica do Consórcio PCJ e do convênio com a UNICAMP, a Secretária Executiva da entidade resolveu por prevenir os municípios consorciados e seus serviços de água, quanto à necessidade de conscientizar a população sobre a necessidade de se economizar água em pleno verão. 
 
Desde setembro, quando se constatou chuvas abaixo da média, a equipe técnica do Consórcio PCJ vem estudando a possibilidade de iniciar ações de racionalização com intuito de evitar racionamento de água e rodízios, com o objetivo de preservar o Sistema Cantareira para o período de estiagem em 2014.
 
Para exemplificar o cenário atual, confirmando como as chuvas estão abaixo do registrado nos últimos anos, o Rio Piracicaba, por exemplo, apresentava uma vazão de 214 m3/s, em dezembro de 2012, já em dezembro de 2013 a vazão está em 33 m3/s. 
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo