Estado de SP deve aprovar nos próximos dias primeira resolução para reuso de água não potável

A Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Monica Porto, informou no dia 28 de março, durante a realização do Fórum Água 2016, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que nos próximos dias pode ser aprovada a primeira norma de reúso de água não potável em São Paulo. A resolução está sendo finalizada em nível técnico e tramitando entre as procuradorias jurídicas e as Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente.
O Secretário titular da pasta, Benedito Braga, também esteve presente ao evento e falou sobre a importância da segurança hídrica. “Ela é fundamental para a segurança em todos as outras áreas: alimentar, energética, de saúde da população e assim sucessivamente. É uma questão que diz respeito à todas as pessoas. Precisamos estar bem articulados entre governo, empresas e sociedade civil”, afirmou Braga.

O Consórcio PCJ iniciou os debates em torno de reúso e aproveitamento de água da chuva, em 2009, com o projeto “Eu Uso e Não Abuso”, em parceria com a Petrobras/Replan, que capacitou 200 mil pessoas sobre a prática. Assista aqui (https://www.youtube.com/watch?v=ROswItX0zjQ) o vídeo “Incentivo às Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e do aproveitamento de água da chuva” desenvolvido para esse projeto.

Uma resolução sobre reuso de água é um dos grandes pleitos, principalmente, do setor industrial que muitas vezes possui tecnologia para esse fim, mas não pode usar todo o seu potencial devido à falta de regras claras sobre o que é permitido e o que não é permitido.

O Fórum Água 2016 ainda contou com a presença de duas empresas associadas ao Consórcio PCJ, AMBEV e Sanasa.

A empresa AMBEV, representada pela gerente de relações socioambientais, Simone Veltri, participou do primeiro painel de “Infraestrutura verde: uma solução de múltiplos atores”, destacando em relação ao cenário do Brasil para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura verde: “Não tenho dúvidas que a abordagem de investir em infraestrutura verde é inovadora. A iniciativa demonstra que a água está sendo usada cada vez mais como recurso financeiro e não só natural, pelas empresas. A água faz parte do nosso negócio, é fundamental, há mais de 20 anos. Exatamente por ter esse peso, essa importância é que conseguimos reduzir mais de 40% do nosso consumo de água nas operações nos últimos 13 anos.”

A gerente de controle de perdas e sistemas da Sanasa/Campinas, Lina Adani, participou do segundo debate, que teve como tema central “Reúso e redução de perdas na distribuição: mais eficiência no setor de saneamento”.

Lina falou sobre o uso racional da água e o problema de legislação no Brasil. “Capacitação não custa caro, falta uma política tarifária adequada”.

Monica Porto, que também participou do painel, discutiu a questão do problema de localidade dos esgotos para reúso, além dos desafios vividos atualmente. “O século XXI nos propõe um desafio enorme e muito diferente do que a gente já viveu até hoje. A questão da água passa a ser um pouco vulnerável e temos uma necessidade gigantesca de segurança hídrica”, afirmou Monica Porto.

O governo federal também tem estudado formas de regulamentar o reuso de água para fins não potáveis, seja através de leis, decretos ou normas. Hoje, não existe uma legislação em âmbito nacional definida. A resolução que está para ser aprovada em São Paulo prevê regulamentar o reúso em atividades que não necessitam da água potável, como, por exemplo, em lavagem de automóveis, vias públicas, jardins, produção de concreto, entre outros fins menos nobres.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo