Estação meteorológica é instalada na sede do Consórcio PCJ

 

O Consórcio PCJ inaugurou no dia 24 de novembro, em parceria com a Ajinomoto e a Petrobras/REPLAN , a estação meteorológica que ficará no Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, na sede da entidade em Americana (SP). O evento ocorreu logo após a reunião da Diretoria do Consórcio PCJ, com as presenças da vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental e prefeita de Piracaia (SP), Fabiane Santiago, e do Consultor de Meio Ambiente da Petrobras/REPLAN, Jorge Mercanti, com descerramento da placa inaugural.

A estação já está em funcionamento e permite que sejam medidas a velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar e as precipitações de chuva, além de ser modular, ou seja, com a possibilidade de adicionar novos sensores meteorológicos.

O Consultor de Meio Ambiente da Petrobras/Replan, Jorge Mercanti, comentou sobre a importância da Estação Meteorológica, desde a previsão de tempestades por meio da direção dos ventos, e sobre a sua intensidade para comparar com os efeitos adversos que possam causar aos bens e à natureza, além de poder se analisar a dispersão de poluentes. Ele acredita que estação servirá, principalmente, na análise de índices hidrológicos, por meio das precipitações. “Quanto maior a rede de pluviômetros mais precisos serão os modelos de cheias e de seca. Essa estação, portanto, vem num momento importante”, disse Mercanti.

A iniciativa pretende ser também uma ferramenta de educação ambiental para os visitantes do Centro de Referência e da Casa Modelo. “É mais uma maneira de conscientizarmos as pessoas sobre a problemática da água nas bacias PCJ, principalmente, numa região como a nossa com a ocorrência dos eventos extremos, com chuvas muito fortes no verão e secas muito severas no inverno”, comentou a vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Fabiane Santiago.

Faz parte do projeto a disponibilização dos dados coletados pela estação meteorológica no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br), o que deve acontecer nos próximos meses. A estação meteorológica foi um projeto dos Colaboradores Ambientais – 2010, que contou com a participação da Ajinomoto e da Petrobras/REPLAN.

Os “Colaboradores Ambientais do ano” é uma iniciativa do Consórcio PCJ e tem como finalidade obter apoio e suporte das empresas para desenvolvimento de ações relacionadas à gestão dos recursos hídricos e meio ambiente. Mesmo empresas que ainda não sejam consorciadas podem participar. Para saber mais acesse o canal Colaborador Ambiental no site do Consórcio PCJ e participe do projeto do ano que esteja em andamento.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo