Espaço Ecohídrico em Extrema ganha novo roteiro que atrela atividade física e preservação ambiental

Trilha Transmantiqueira inicia-se pela Serra do Lopo e passa por 30 unidades de conservação entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

O Consórcio PCJ firmou parceria de apoio institucional com a Associação Trilha Transmantiqueira no dia 16 de maio, que tem como objetivo divulgar o novo roteiro turístico na região de Extrema (MG) que irá interligar conjunto de trilhas na Serra da Mantiqueira que cruza 34 municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Intitulada “Trilha Transmantiqueira”, integra a Rede de Trilhas de Longo Curso (TLC) do ICMBio e vai passar por 30 unidades de conservação. A iniciativa do Consórcio PCJ faz parte do Projeto “Espaços Ecohídricos”, do qual Extrema é signatária.

O roteiro se iniciará pelo Pico do Lopo, que é um dos Espaços Ecohídricos do município de Extrema, e também faz divisa com os municípios de Vargem e Joanópolis, e terminará no município de Aiuruoca logo depois de descer a Serra do Papagaio, num trajeto de aproximadamente 750 Km.

Recentemente considerada como a oitava área mais insubstituível do planeta, devido a sua grande biodiversidade composta por espécies endêmicas, a Trilha Transmantiqueira é um instrumento de Conservação e Educação para a Sustentabilidade contribuindo com sua “pegada” para alcançar 6 dos 17 “Objetivos Globais para a Sustentabilidade” da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Trilha Transmantiqueira faz parte do projeto de conectar as unidades de conservação próximas ao litoral brasileiro por uma trilha de longo curso.

A parceria com o Consórcio PCJ vai de encontro com os objetivos do Projeto Espaços EcoHídricos no que se refere à preservação ambiental e dos recursos hídricos da região, através do incentivo e sensibilização de ações educativas e fomento ao Turismo de Natureza e Ecoturismo como atividades de lazer, além de geração de renda das comunidades locais. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a Secretaria de Turismo de Extrema pelo e-mail: planejamentotur@extrema.mg.gov.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo