Esgotamento Sanitário e os 3 R’s da Sustentabilidade, por Aegea Mirante

Reduzir, Reutilizar e Reciclar: três palavras que compreendem um universo infinito de possibilidades, todas em favor da sustentabilidade. Esse é o conceito dos 3 R’s, conjunto de práticas que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Mas o que os 3 R’s tem a ver com o sistema de esgotamento sanitário?

Se as redes coletoras de esgoto só recebessem os líquidos produzidos dentro de nossas casas, os 3 R’s não fariam tanto sentido quando tratamos de esgotamento sanitário. Mas não é isso o que acontece. “Esse assunto é tratado frequentemente pela Mirante, mas é preciso reforçar as boas práticas para que mais e mais pessoas mudem hábitos equivocados”, afirma o coordenador de Serviços da Mirante, Alan Pedra. A Mirante é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae.

Seguindo os 3 R’s, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, principalmente no setor industrial, além de favorecer o desenvolvimento sustentável global e contribuir para a reversão dos impactos negativos causados na natureza.

Reduzir consiste em ações que reduzam o consumo de bens e serviços, visando à diminuição da geração de resíduos e consequente redução do desperdício. A redução deve englobar tanto a utilização de produtos quanto o racionamento de recursos, práticas que impactam positivamente na economia e refletem na minimização dos danos causados pela geração de lixo e poluição do meio ambiente.

Aqui, o objetivo da “redução” diz respeito à aquisição de bens e serviços de acordo com as reais necessidades de consumo para evitar desperdícios, atentando-se sempre para a utilização consciente desses recursos.

Reutilizar contribui significativamente para a economia de recursos renováveis utilizados para fabricar cada vez mais bens de consumo, pois quando reutilizamos um produto, simplesmente atribuímos mais tempo ao seu uso, prolongando sua vida útil. O objetivo desse R é reutilizar tudo o que puder ser reutilizado, oferecendo um novo propósito para um produto que seria jogado no lixo.

Reciclar

O último dos 3 R’s da sustentabilidade é o mais conhecido e aplicado no dia a dia: a reciclagem. A reciclagem envolve o processamento de materiais por meio da transformação física ou química, geralmente em forma de matéria-prima para produção de novos produtos e bens de consumo. Um produto reciclável deve ser descartado corretamente para coleta seletiva, que se encarregará de destinar os materiais para os lugares corretos.

É esse R que tem relação direta com o comportamento da população quando usa a rede coletora de esgoto para descartar produtos que podem ser reciclados, entre eles o óleo de cozinha usado. A área de Responsabilidade Social da Mirante desenvolve ações relativas ao tema, como a Oficina de Sabão Ecológico, que utiliza óleo de cozinha usado na manufatura do produto.

“Conhecer e entender a importância dos 3 R’s para repensar os hábitos de consumo é essencial para a transformação do desenvolvimento sustentável”, conclui Alan.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo