Escola da Água encerra 2019 com 4 turmas formadas do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”

Última capacitação foi realizada na cidade de Piracicaba, em novembro

A Escola da Água e Saneamento, uma iniciativa do Consórcio PCJ em parceria com a Agência de Bacias PCJ e a ARES-PCJ, encerrou seu primeiro ano de existência com a formação de quatro turmas do curso presencial “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, e a aplicação de dois cursos de EAD (Ensino à Distância), pela plataforma on line, com os temas de “Ecoturismo” e “Água e Saneamento”. O último curso presencial aconteceu na cidade de Piracicaba (SP), entre os dias 04 e 19 de novembro, aplicada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também é o responsável pela emissão dos certificados.

O curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” é destinado aos operadores dos serviços de saneamento e possui 40h de aulas, divididas entre conteúdo teórico e prático. Todas as turmas foram formadas com 20 alunos, mesclando profissionais dos serviços públicos e privados.

Para o professor do Senai, responsável pela aplicação dos cursos presenciais, Fábio Ikeda, a troca de experiências entre diferentes empresas também é um ponto chave da capacitação. “O objetivo do curso é fazer o funcionário entender que ele pode melhorar suas funções do dia-a-dia. Todos os alunos conversam e expõe as diversidades enfrentadas durante a execução de suas tarefas”.

A turma 4, que aconteceu em Piracicaba, contou com atividades teóricas nos dias 04, 05 e 06 de novembro, das 8h às 17h. Como ocorreram nas outras turmas do curso, os últimos dias de aula (18 e 19/11) foram reservados para as atividades práticas, sendo realizada visita técnica a um local, no município sede do curso, que estava passando por manutenção na rede de esgotos.

A Agência de Bacias PCJ patrocinou a aplicação do curso para essa última turma e também está apoiando a contratação dos estudos para a implantação da 2ª fase do projeto. A contratação da empresa que fará os estudos deverá ocorrer logo no início de 2020. Em paralelo, o Consórcio PCJ iniciou as conversas para troca de experiências com a instituição espanhola “Escuela del Agua”, para auxiliar na elaboração de novos cursos e da estruturação da iniciativa da Escola da Água e Saneamento nas Bacias PCJ.

Sobre a Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com a assinatura do termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, com o objetivo de capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.

A Escola da Água atende cidades tanto das Bacias PCJ como de outras bacias hidrográficas, atendidas também pela ARES-PCJ, como foi o caso da turma 3 que aconteceu no município de Sorocaba (SP).

Além de Sorocaba, em fevereiro de 2019, as duas primeiras turmas da Escola da Água e Saneamento ocorreram nas cidades de Americana e Atibaia, com todas as vagas preenchidas.

Desde julho, o projeto foi ampliado e englobou a parte de cursos à distância (EAD) do site do Consórcio PCJ, através da plataforma www.escola.agua.org.br. Atualmente, a Escola da Água conta com dois cursos EAD: Agua e Saneamento, que tem por objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico, e o curso sobre Ecoturismo, que busca fomentar o uso dos recursos naturais de forma responsável e consciente, contribuindo para a geração de recursos financeiros, que podem ser reaplicados em programas ambientais.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/cursos ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo