Escola da Água e Saneamento promove curso presencial em Cosmópolis nessa semana

Curso sobre ramais de água e esgoto ocorre até a próxima sexta-feira, dia 28

O Consórcio PCJ, por meio da Escola da Água e Saneamento, promove a partir dessa segunda-feira, dia 24 de outubro, o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, na cidade de Cosmópolis (SP). A capacitação dura a semana todo, com aulas teóricas e uma vivência prática, no último dia de aula, na sexta-feira (28). Está é a quarta turma do curso em 2022, que já teve capacitações nas cidades de Vinhedo, Campinas e Limeira.

O curso é destinado aos operadores dos serviços de saneamento e possui 40h de aulas, mesclando profissionais dos serviços públicos e privados. Ao final da capacitação, os participantes passam por uma avaliação e recebem o certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“O objetivo é capacitar o pessoal da ponta da linha, que é quem realmente faz o trabalho de implantação e manutenção de ramal de água e esgoto. Recebemos alunos de sete companhias diferentes de abastecimento e a tendência é que isso melhore a qualidade do serviço de saneamento executado no futuro próximo”, atenta Fábio Ikeda, professor do Senai de Mogi-Guaçu e responsável pela aplicação do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água.

A próxima turma, que será a última da temporada 2022, acontecerá na cidade de Indaiatuba, no próximo mês, entre os dias 07 e 11 de novembro.

Mais cursos on-line para 2023

A Escola da Água e Saneamento possui uma plataforma digital que conta com seis cursos on-line: Água e Cidades, Água e Saneamento, Ecoturismo, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030, Resiliência aos Eventos Extremos, Sustentabilidade na Prática. O Consórcio PCJ realizou estudo para a ampliação da grade de cursos e novidades serão reveladas em breve, com a programação de novas turmas em diferentes temas para a plataforma na internet da escola (escola.agua.org.br).

O curso de Instalação e Manutenção de Ramais de Água e Esgoto também seguirá com novas turmas no próximo ano, como também, capacitações presenciais em novos temas.

Sobre a Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, tendo como objetivo capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola conta também com cursos virtuais que podem ser acessados pelo endereço de internet: escola.agua.org.br (sem o www).

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo