Escola da Água e Saneamento: Nova turma do Curso de Operadores de ETA e ETE acontecerá na cidade de Rio Claro (SP)

Formação pretende qualificar colaboradores das empresas de saneamento com práticas modernas e melhorar qualidade dos serviços prestados à população

A Escola da Água e Saneamento (escola.agua.org.br), uma iniciativa do Consórcio PCJ, com o apoio da Fundação Agência de Bacias PCJ, irá promover entre os dias 24 e 28 de julho, na cidade de Rio Claro (SP), nova turma do curso presencial para Operadores de ETA e ETE. A capacitação acontecerá no Centro de Treinamento do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro).

O curso tem como objetivo desenvolver capacidades, habilidades e competências em atividades específicas para instalação e manutenção de redes e ramais de água e esgoto, conforme normas e procedimentos técnicos, atendendo a requisitos de saúde, segurança e meio ambiente. A capacitação é destinada a trabalhadores de serviços de abastecimento público e privado.

A metodologia da aplicação consiste em exposição do tema com debates e rodas de diálogo, somado à visualização de exercícios práticos. O material apostilado também é fornecido e auxilia no processo de capacitação e assimilação do conteúdo.

Para o Vice-Presidente do Programa de Saneamento e Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ e prefeito da cidade de Atibaia (SP), Emil Ono, a capacitação de operadores dos serviços de abastecimento é uma importante ação para a melhoria dos serviços prestados à população. “Quando falamos de investimentos em saneamento básico, sempre nos vem à mente obras de infraestrutura, como reservatórios de água bruta e tratada, combate às perdas hídricas e tratamentos de água e esgoto, porém, para que essas ações todas ocorram da melhor maneira possível, é necessário que os colaboradores de empresas, públicas e privadas, sejam atualizados constantemente sobre novas práticas e tecnologias”, comenta.

O Prefeito Municipal de Rio Claro, Gustavo Perissinoto, que também é o Vice-Presidente de Programas Regionais do Consórcio PCJ, atenta para os ganhos da Escola da Água e Saneamento para toda a região. “Para nós, é uma honra receber este curso, pois, as capacitações nessa área são de vital importância para melhorarmos os serviços prestados à população na área de saneamento básico, com reflexos não só para a nossa cidade, mas para toda a região hidrográfica das Bacias PCJ”.

Com o patrocínio da Fundação Agência de Bacias PCJ, já foram realizadas duas turmas do curso presencial neste ano e ainda estão previstas mais duas turmas até o fim de 2023. Além dos cursos presenciais, a Escola da Água e Saneamento possui também opções virtuais, que podem ser conferidas no seu site oficial escola.agua.org.br (sem o www).

Sobre a Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre a Fundação Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, por meio de um termo de cooperação em 2018, com o objetivo principal de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ, que desde então tem promovido cursos presenciais e virtuais. Para 2023, a Escola pretende ampliar o número de cursos ofertados em sua plataforma digital e ampliar o número de turmas de cursos presenciais.

SOBRE O CONSÓRCIO PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo