Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Escola da Água e Saneamento inicia aulas da Turma 3 nessa segunda-feira (19), em Sorocaba (SP)

19 agosto 2019



Iniciativa do Consórcio PCJ, em parceria com ARES-PCJ e Agência de Bacias PCJ, quer melhorar a qualidade dos serviços de saneamento.

 

A Escola da Água e Saneamento iniciou nessa segunda-feira, dia 19 de agosto, a primeira aula da Turma 3 do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba (SP), com a participação de 20 alunos. As capacitações acontecem até a próxima sexta-feira, dia 23, das 8h às 17h. No último dia do curso será destinado para a aula prática. Participaram da abertura das atividades, o diretor operacional de Esgoto e Drenagem do SAAE-Sorocaba, Rodolfo Barboza, o diretor operacional de Água, Marcelo Moreto, e o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

Para Barboza, o curso vai trazer novas experiências aos prestadores de serviço do SAAE-Sorocaba. “Nós optamos por oferecer o curso realizado pelo Consórcio PCJ aos nossos colaboradores com objetivo de diminuir as perdas de água e aumentar a eficiência do trabalho de nossas equipes. Nossos prestadores são de extrema competência, mas devido o tempo de trabalho é importante se renovar”, afirmou.

Moretto também enalteceu o curso e acredita que essa semana vai beneficiar não só as equipes técnicas do SAAE-Sorocaba, mas também a população do município. “ O curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” vai sanar dúvidas de novos funcionários que aprenderam as técnicas de trabalho com os mais antigos, assim, trazer melhores práticas para atender a população. Muitas vezes o serviço prestado não está sendo feito da melhor maneira possível e esse é o momento de aprender e melhorar”, comentou.

O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, destacou a importância de evitar o resserviço gerado, muitas vezes, por vícios. “O Consórcio PCJ pretende com a realização do curso ajudar a minimizar perdas tanto de água quanto de materiais, além de vazamentos”.

No último dia de curso, a Turma 3 contará com aula prática em obras de reparos que o SAAE de Sorocaba executará na cidade. No total, a capacitação acumulará 40h de aulas teóricas e prática e ao final, os participantes passarão por uma avaliação e receberão o certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A aplicação do curso é feita por Fábio Ikeda, professor do Senai.

Os cursos presenciais da Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atende cidades de outras bacias hidrográficas, como é o caso de Sorocaba, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Em fevereiro de 2019, as duas primeiras turmas da Escola da Água e Saneamento ocorreram nas cidades de Americana e Atibaia, com todas as vagas preenchidas. Desde julho, o projeto foi ampliado e englobou a parte de cursos à distância (EAD) do site do Consórcio PCJ, através da plataforma www.escola.agua.org.br. Atualmente, a Escola da Água conta com dois cursos EAD: Agua e Saneamento, que tem por objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico, e o curso sobre Ecoturismo, que busca fomentar o uso dos recursos naturais de forma responsável e consciente, contribuindo para a geração de recursos financeiros, que podem ser reaplicados em programas ambientais.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/cursos ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?