Escola da Água e Saneamento está com pré-inscrições abertas para o curso de Instalação e Manutenção de redes e ramais de água e esgoto

Curso terá 40h e aplicação em dois polos, um na cidade de Americana (SP) e outro em Atibaia (SP)

A Escola da Água e Saneamento está com pré-inscrições abertas para associados ao Consórcio PCJ e da ARES-PCJ para o primeiro curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, com carga horária de 40h e destinado à técnicos e operadores da área de saneamento básico. A inscrição deve ser feita pelo link: https://goo.gl/ScvHyS

O curso tem como objetivo desenvolver capacidades, habilidades e competências em atividades específicas para instalação e manutenção de redes e ramais de água e esgoto, conforme normas e procedimentos técnicos, atendendo a requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

A capacitação será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e composta por quatro módulos. Haverá duas turmas divididas em dois polos de aplicação, um na cidade de Americana (SP), que acontecerá de 04 a 08 de fevereiro de 2019; e outro na cidade de Atibaia (SP), que acontecerá de 11 a 15 de fevereiro. Ao final do curso, os participantes serão avaliados e certificados pelo Senai.

Dois módulos serão compostos por aulas práticas, o que exigirá que cada inscrito no curso traga seu Equipamento de Proteção Individual (EPI), composto por: capacete, sapato de segurança, óculos de proteção, protetor auricular e luva de raspa ou vaqueta. Nos dias de aulas práticas, recomenda-se o uso de protetor solar, principalmente porque o curso ocorrerá durante o verão, época de grandes temperaturas e forte incidência de raios solares.

Conheça abaixo o conteúdo programático do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água e Saneamento:

1) Instalação de redes e ramais de água

Conceitos gerais;
Peças e componentes;
Serviços Preliminares;
Conhecimento básico de Normas Técnicas;
Instalação de redes e ramais de água;
Substituição de ramal de água;
Montagem, reparo e substituição de Unidade de medição de Água;
Manutenção de redes e ramais de água;
Requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

2) Instalação de redes e ramais de esgoto

Conceitos gerais;
Peças e componentes;
Serviços Preliminares;
Conhecimento básico de Normas Técnicas;
Instalação de redes e ramais de esgoto;
Substituição de ramal de esgoto;
Reparo e substituição de redes de esgoto;
Requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

A pré-inscrição com isenção da taxa de matrícula para municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ e à ARES-PCJ vai até o dia 21/01. Após esse período, caso ainda existam vagas a serem preenchidas, serão abertas as inscrições ao público geral no valor de R$ 600,00.

Sobre a Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atenderá cidades de outras bacias hidrográficas, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo