Equipe técnica do Consórcio PCJ visita a Sala de Situação PCJ

A equipe técnica do Consórcio PCJ realizou na última quarta-feira (27) visita técnica a Sala de Situação PCJ, localizada em Piracicaba (SP), com o objetivo de obter mais detalhes sobre o monitoramento das Bacias PCJ, além de realizar capacitação dos estagiários da entidade.
A visita foi guiada pela Engenheira Ambiental do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Talita Cassieri, que explicou detalhadamente como funciona o monitoramento hidrológico dos rios que compõem as Bacias PCJ. Atualmente, 11 rios da região são monitorados pela sala de situação por meio de 31 pontos de medição.

Durante a crise hídrica, a Sala de Situação desenvolveu importante papel, especialmente em 2015, quando foram estabelecidas as regras de restrição de uso da água nas Bacias PCJ, quando o Sistema Cantareira está abaixo de 5% do volume útil e os pontos de medição apresentarem vazões médias abaixo do limite estabelecido de segurança hídrica.

Pela Resolução ANA/DAEE Nº 50 de 21/01/2015, que estabelece o nível de redução das captações de água, os serviços de abastecimento público devem reduzir em 20% do volume diário outorgado, enquanto os setores industrial e rural terão de reduzir em 30%. Quando a resolução está valendo, a sala de situação libera boletim com as médias de vazão dos pontos nos rios monitorados para restrição, todas as segundas e quintas-feiras. No momento, essa regra está suspensa porque o Cantareira está operando acima de 15%.

Em períodos chuvosos, o risco de extravasamento de rios é passado a Defesa Civil por meio de alerta.

Para o coordenador de Projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Disponibilidade Hídrica, José Cezar Saad, a visita propiciou a atualização sobre o estado atualizado do comportamento dos rios da bacia, além promover melhor capacitação dos estagiários da entidade sobre o assunto com que trabalham no dia a dia. “A visita propiciou esclarecimentos sobre a forma como o monitoramento está sendo feita na região e para os estagiários foi uma grande aula”, comentou.

Sobre a Sala de Situação PCJ

Inaugurada em 2010, a Sala de Situação PCJ é um ambiente criado para que pessoas dediquem-se em tempo integral nas funções de manter as redes telemétricas de pluviometria, fluviometria e de qualidade das águas em perfeito e constante funcionamento. Da mesma forma, com auxílio de ferramentas computacionais, permitirá que pessoas devidamente qualificadas tomem decisões sobre a operação dos reservatórios das bacias PCJ (liberação e/ou restrição de vazões) e sobre ações de alerta e emergência, em situações de cheias, estiagens ou acidentes, acionando-se órgãos públicos, operadores de sistemas de saneamento e a Defesa Civil, quando necessário. Também terá a função de fornecer informações para elaboração de estudos mais detalhados e/ou específicos como Relatórios de Situação das Bacias PCJ e Planos de Bacias, dentre outras.

IMG_1221IMG_1215 IMG_1216IMG_1227

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo